VARIEDADE - Novos filhotes são atrativos do Parque Ecológico

07/06/2013 21:49

 

A equipe do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos, nestes primeiros dias de junho, acompanhou o nascimento de vários filhotes, inclusive de espécies nativas, algumas ameaçadas de extinção como a Anta (Tapirus terrestris), o Macaco Aranha de Cara Preta (Ateles paniscus) e agora o Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus), que é o maior Cervo sul-americano.

O novo filhote de Cervo do Pantanal, espécie muito ameaçada, é o resultado bem sucedido de um programa de conservação da espécie envolvendo várias instituições brasileiras, como a Unesp de Jaboticabal, que coordena as ações de conservação dos cervídeos brasileiros.

O cervinho recém-nascido é descendente de animais resgatados durante a enchente do reservatório da Usina Hidroelétrica de Porto Primavera – Sergio Motta, no Portal do Paranapanema, há mais de 10 anos. O Parque Ecológico foi um dos primeiros zoológicos a se oferecer para receber Cervos do Pantanal resgatados e, como resultado da ação, já nasceram vários filhotes, alguns, inclusive, integraram o programa de soltura da espécie em outras áreas.

Além do filhote do Cervo, outros também já podem ser vistos com os pais, como os Cisnes Negros (Cygnus atratus), os Porcos Queixadas (Tajacu pecari) e outros. O Parque aguarda também o nascimento de outras espécies para os próximos meses.

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30, telefones 16-33614456 / 33612429 ou pesc@pesc.org.br.