TRABIJU - Município participa do Pacto Nacional pela Alfabetização

08/03/2013 12:17

 

Na semana de 25 de Fevereiro ao dia 1º de Março aconteceu na Universidade Federal de São Carlos o primeiro encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Assim, este Pacto surge como uma luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos, até o 3º ano do ciclo de alfabetização.

Para que esta formação ocorra de forma concreta os professores da Escola Municipal de Trabiju, do 1º ao 5º ano, farão um curso presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pro-Letramento, cuja metodologia, propõe atividades práticas.

A Coordenadora Pedagógica Íris Fabiana dos Santos será a Orientadora de Estudos fazendo então a ponte entre os professores e os Formadores do Pacto. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

“Além de termos a capacitação continuada dos nossos professores alfabetizadores, esse programa garante que todas as crianças de Trabiju serão alfabetizadas na idade certa. É muito importante. Ninguém ficará fora da escola”, disse o diretor do Departamento de Educação do Município, Luiz Carlos Pazzatto.

O prefeito Fabrício Vanzelli destacou que tudo o que a sua administração puder fazer será feito para o desenvolvimento da educação no município. “É preciso sempre ter em conta que dinheiro gasto em educação não é despesa, é investimento. Estamos investimento na formação de cidadãos melhores e de uma cidade melhor”, disse.