TRABIJU - Município busca novas tecnologias na Saúde e bate recordes de vacinação

12/06/2013 21:30

 

Representantes do Departamento Municipal de Saúde de Trabiju estiveram presentes na 20ª Feira Hospitalar, no último dia 23 de maio, realizada no Expo Center Norte em São Paulo. Trata-se de um evento de porte internacional onde centenas de empresas demonstram seus produtos voltados para a área da saúde. "Estivemos presentes buscando novas tecnologias que possam ser incorporadas na melhoria do atendimento à população de Trabiju", disse o responsável pelo Departamento de Saúde da Prefeitura, Wiliam Letize.

 

Poliomielite

A equipe de Saúde de Trabiju inovou na campanha contra a paralisia infantil e garantiu 100% de cobertura vacinal já no primeiro dia da campanha. Este ano a equipe de saúde realizou uma maciça campanha com a confecção de faixas com novos padrões visuais e mais chamativas, além das chamadas com carros de som, cartazes e convocações. "Oferecemos lanches para as crianças e acompanhantes. As crianças puderam se divertir com personagens animados durante a campanha", disse Letize.

Durante todo o dia as crianças e os pais também receberam orientações de como realizar a correta escovação dental e ganharam um kit de higiene bucal composto por uma escova, um creme dental e um fio dental. Os kits de higiene bucal também serão distribuídos nas escolas.

No primeiro dia útil após o início da campanha, a cobertura vacinal já havia ultrapassado a casa dos 100% (106,59%) de cobertura. "Vacinamos também as crianças que passam por nosso município a passeio. Esta cobertura tende a aumentar ainda mais, tendo em vista que a campanha só termina no dia 21 de junho", completou o responsável pelo Departamento de Saúde.

 

Gripe

Foi através de muito esforço e dedicação que o Departamento de Saúde de Trabiju conseguiu bater um índice recorde de vacinação contra a gripe no município. Este ano de 2013, mais de 90% da população estipulada pelo Ministério da Saúde, foi vacinada. "Nunca tivemos um índice tão alto de cobertura vacinal contra a gripe em nosso município. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido. A campanha ainda não terminou, portanto, pretendemos chegar o mais próximo possível dos 100% de cobertura vacinal", disse Letize.

Os números da campanha comparada com anos anteriores mostram a evolução da vacinação neste ano. Foram vacinados contra a gripe em 2013, 90,69% do público-alvo; em 2012, foram 82,59%; em, 2011, 74,07% e, em 2010, 51,64%. Os números são do próprio Datasus, órgão do Sistema Único de Saúde.

 

Prevenção

O município de Trabiju está recebendo alunos da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP através do Programa PET-SAÚDE.

O Programa tem como objetivo melhorar a interação entre a faculdade e a Saúde Pública, trazendo mais profissionais para trabalhar no SUS. Em Trabiju, os alunos recebem toda a supervisão e orientação necessárias através do cirurgião-dentista Marco Túlio Lucatto.

Os alunos irão desenvolver várias atividades no município durante o ano de 2013, inclusive nas escolas, onde trabalharão com atividades preventivas, garantindo uma melhora na saúde bucal da população.

Diante dos números e das informações apresentadas em relação à Saúde em Trabiju, o prefeito Fabricio Vanzelli, observou: "Como fica claro, estamos trabalhando mais e mais para oferecer a melhor condição de saúde à população trabijuense. Não medimos esforços para adquirir equipamentos de alta tecnologia, desenvolver campanhas e realizar todas as ações necessárias para garantir a melhor saúde ao povo. Para tanto temos contado sempre com o apoio incondicional dos nossos vereadores, a quem agradecemos", disse Vanzelli.