TRABIJU - EMEF Evangelista adere ao Programa Atleta na Escola

29/06/2013 21:37

 

A EMEF Alfredo Evangelista Nogueira de Trabiju aderiu ao Programa Atleta na Escola do Simec que é um órgão do Federal. O programa foi criado em função de o Brasil sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas do Rio, em 2016.

Ao lado da escola estão sendo pintada faixas que serão utilizadas como uma pista de atletismo onde os alunos poderão treinar para as corridas de 75 e 100 metros. Os atletas que conseguirem os três melhores tempos de cada modalidade serão classificados para outras provas dentro do projeto.

Na tarde de terça-feira(25) aconteceram os primeiros treinos visando classificação para continuarem participando do projeto.

Em Trabiju o projeto será realizado em parceria com os departamentos de Esporte e Educação e que tem o total apoio do prefeito Fabrício Vanzelli e dos vereadores.

O diretor de Educação do Município Luiz Carlos Pazzatto faz questão de agradecer ao prefeito Fabrício, ao professor Donizete Garcia, ao coordenador de Esportes Vanderlei Amaral, e a todos os vereadores por tudo que tem feito desde a aprovação dos projetos até o final.

"A população de Trabiju pode se sentir orgulhosa por ter no poder prefeito, vereadores, e diretores comprometidos com o desenvolvimento de nossa cidade", disse Pazzatto.

 

Atleta na Escola

O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

O Governo Federal, em parceria com os Estados, Distrito Federal e Municípios, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, lança o Programa de Formação Esportiva Escolar composto de duas ações:

1) Jogos Escolares: competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo;

2) Núcleo de Esporte Escolar (NEE): acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. São elas:

a) Fase escolar: realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação;

b) Fase municipal–regional: realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 de cem mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual;

c) Fase estadual: realizada pelo governo estadual;

d) Fase nacional: realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional — Jogos Escolares da Juventude — a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e novembro de 2013 (para estudantes de 15 a 17 anos).