TRABIJU - Compositor de Boate Azul será homenageado

14/03/2013 10:34

 

Na sessão ordinária da Câmara de Trabiju da próxima quarta feira (20), as 19h, será votado o projeto de Decreto Legislativo 001/2013 que concede o título Benemérito Trabijuense ao compositor sertanejo Benedito Onofre Seviero. O decreto tem a assinatura de todos os vereadores e, portanto, é de autoria conjunta da Câmara.

Benedito Seviero, autor de "Boate Azul" e que tem cerca de mil músicas gravadas pelos mais diversos intérpretes, nasceu em Trabiju quando o município ainda era distrito e por esse motivo foi registrado em Boa Esperança do Sul. Como compositor sempre fala com muito orgulho e se refere a Trabiju como sendo sua terra natal.

Os vereadores resolveram agraciá-lo com esse importante titulo como forma de agradecimento por todo carinho que ele sempre demonstrou por Trabiju e pela forma brilhante que divulga o nome da cidade por onde passa. O presidente da Câmara, Giovani Ferro, disse que o título será concedido em reconhecimento ao grande trabalho que Seviero realiza na área da música tendo reconhecimento nacional e internacional e suas músicas gravadas por artistas de todo o Brasil e de outras partes do mundo.

Após a aprovação da homenagem pela Câmara está marcada a sessão solene para o dia 30 deste mês, Sábado de Aleluia, no Clube Municipal de Trabiju, quando o compositor receberá a honraria.

O prefeito Fabrício Vanzelli elogiou a iniciativa da Câmara com a homenagem. "Nada mais justo e oportuno que um cidadão, cuja origem é Trabiju, que é reconhecido no país e até fora dele, seja homenageado pelos poderes constituídos da sua terra de origem. É uma gratidão da população trabijuense ao grande nome que é Benedito Seviero", disse o prefeito.

 

Histórico

No repertório de Benedito Seviero predominam as canções rancheiras, tangos e guarânias. Suas composições foram gravadas por diversos intérpretes, entre os quais Tião Carreiro e Pardinho, Zilo e Zalo, Zico e Zeca, Campanha e Cuiabano, Tibagi e Miltinho, Sulino e Marrueiro, Chitãozinho e Xororó, Chico Rey e Paraná e Sérgio Reis, entre outros.

Destacam-se entre os maiores sucessos do compositor as músicas: "Espuma da Cerveja" (1981) com Gian e Giovani; "Mulher Boa" (2000), com Teodoro e Sampaio, Grupo Tradição, e o Grupo Dois a Um; "Meu Amor Fugiu de Mim" (1998), com Juliano Cézar e com Jad e Jéferson; "Som de Cristal" (1984), com Joaquim e Manoel , Grupo Tradição (esta música também foi gravada em Portugal e na Espanha); "Boate Azul" (1981) de Benedito Seviero e Tomás, gravada originalmente pela dupla Joaquim e Manoel e depois regravada por mais de 30 intérpretes, entre eles Bruno e Marrone, Matogrosso e Mathias, César Menotti e Fabiano, Galvão e Gallati, Marcelo Costa, Almir Rogério e vários outros (essa música também foi regravada em vários outros países).

A música "Boate Azul" foi escrita em novembro de 1963, mas devido a ditadura de abril de 1964, foi censurada e proibida sua comercialização, sendo liberada só em 1980 no final da Ditadura Militar. (Fonte: recantocaipira.com.br).

BENEDITO ONOFRE SEVIERO, brasileiro, nascido aos 20 de outubro de 1931, no distrito de Trabiju, município de Boa Esperança do Sul/SP.

Começou escrever música aos 18 anos, sendo sua primeira composição em 1949 intitulada "Santa Cruz da Serra", gravada em 1952 por Zé Mariano e Tibagi, uma lembrança das santas missões realizada em 1949 quando foi erguido um cruzeiro em Trabijú, que na época era distrito de Boa Esperança do Sul e que em 1997 tornou-se município.

Em 1951 mudou-se para Araraquara, indo definitivamente para São Paulo em 1956. No mesmo ano, obteve seu primeiro êxito com "A volta do seresteiro", gravada por Zilo e Zalo. Também neste ano lançou a música "Dia de Finados", com o trio Nenete, Dorinho e Nardeli.

Em 1957, seu ano de maior sucesso, gravou "Alma Inocente", com Zilo e Zalo, "Mulher de Ninguém" e "Flor da Lama", com Paiozinho e Zé Tapera, e "Taça da Dor", com Pedro Bento e Zé da Estrada, estas verdadeiros clássicos do cancioneiro sertanejo.