TRABIJU - Compositor Benedito Seviero recebe a justa homenagem de Trabiju

03/04/2013 22:31

 

Em sessão solene realizada no sábado (30) a Câmara de Trabiju fez a entrega do Título Benemérito para o compositor sertanejo Benedito Seviero, autor de "Boate Azul" e de outras mil e tantas músicas. A solenidade foi em reconhecimento aos benefícios que a notoriedade, tanto a nível nacional quanto internacional de Benedito Seviero, trazem para o município de Trabiju. O evento aconteceu no Clube Municipal de Trabiju.

O responsável pelo cerimonial, Delacyr Polonio Junior, abriu a sessão por volta das 20h30, convidando as autoridades para ocuparem seus lugares junto a mesa diretora. Em seguida o presidente da Câmara deu por aberto os trabalhos convidando o homenageado para que ocupasse seu lugar junto à mesa.

Depois da leitura do decreto legislativo e da justificativa da homenagem, o presidente da Câmara, Giovane Ferro, acompanhado pelos demais vereadores, fez a entrega do Título de Cidadão Benemérito ao compositor Benedito Onofre Seviero.

"Quero agradecer ao prefeito Fabrício Vanzelli, ao presidente da Câmara Giovani e aos demais vereadores e a todos os meus amigos de Trabiju que se fosse falar os nomes de todos essa festa não acabaria hoje. Mas quero e devo citar aqui dois dos amigos mais antigos que estão presentes, que é o Antonio Leticci e o Alcides Moratelli, que se somar a idade deles com a minha dará uns 300 anos. Quero dizer que esta foi a maior marca de toda minha vida, pois vocês não fazem idéia do que isso representa para mim, que quase no fim da vida sou reconhecido pelas autoridades e pelo povo da cidade onde nasci", falou emocionado Benedito Seviero.

O apresentador Tutu em nome dos músicos e cantores presentes fez a entrega de uma placa de agradecimento ao trabalho realizado pelo compositor que com suas músicas enriqueceu e muito o acervo do cancioneiro brasileiro. Em seguida o prefeito Fabrício juntamente com o vice Marcão, em nome da prefeitura e do povo trabijuense fizeram a entrega de mais uma placa ao ilustre homenageado. Seviero agradeceu ao Tutu, Fabrício, Marcão e aos violeiros dizendo: "Gente eu não sou tão grande assim para merecer todas essas homenagens. Eu não sou tão grande assim!"

Após a entrega do título e das placas o responsável pelo cerimonial pediu para que todos olhassem para os telões onde vários artistas que não puderam estar presentes fisicamente iriam cumprimentar Benedito Seviero. Entre esses artistas estavam As Galvão, Cézar, da dupla Cézar & Paulinho, Mocóca & Paraiso, Rei Gaspar & Majestade Jad & Jefferson e Munhoz & Mariano e os compositores Ademar Braga, João Miranda, Carlinho Rios e Miguel Costa.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Giovane Ferro, explicou o porque do Título de Cidadão Benemérito e não o de Cidadão Trabijuense: "O jurídico da Casa nos orientou que Benedito Onofre Seviero nasceu em Trabiju (quando Trabiju ainda era distrito) e por esse motivo não caberia o título de Cidadão Trabijuense e optamos pelo de Cidadão Benemérito".

"Esse título foi criado e assinado por todos os vereadores para agradecer ao compositor por tudo que ele representa e faz pela música brasileira e também por toda a divulgação de Trabiju que realiza por onde passa tornando a cidade conhecida nacionalmente", completou Ferro.

Após seu pronunciamento Giovane deu por encerrada a sessão solene convidando a todos para que permanecessem no clube para assistir aos vários shows que também faziam parte da homenagem prestada por Trabiju ao Benedito Seviero.

Na abertura dos shows os cantores Sérgio Gamba e Maurinho fizeram uma viagem no tempo interpretando trechos de músicas que marcaram a carreira e a vida de Benedito Seviero. Em seguida se apresentaram Adão da Viola e Nenê Carlos, Ulisses e Moisés, Galvão e Galatti, Cinthia e Letícia, Elaine Fazan, João Mulato e Maurinho, Romão e Romãozinho e Ronaldo Filho e Araguaia que cantaram até por volta das duas horas da madrugada.