SOB CUSTÓDIA - Você já leu um Clássico?

04/04/2013 07:10

 

A pergunta-título desta publicação já pressupõe que vocês meus leitores não apenas dão uma olhada no que está acontecendo aqui, mas também indica que vocês leem regularmente. Se não o faz, deveriam. A leitura alegra a vida e enobrece o homem. Que seja um livro daqueles duvidosos que ninguém ouviu falar. Compartilhar a cultura produzida por alguém é um dos bens mais precisos da humanidade.

Mas voltemos à pergunta principal. Você já leu um clássico? Machado de Assis, Álvares de Azevedo ou Camões? Nietzsche, Platão ou Decartes? Bram Stoker, Oscar Wilde ou Alexandre Dumas? Se a resposta para todos estes nomes foi sempre “não”, corra o mais rápido possível para uma livraria, com vinte reais no bolso e vontade de conhecer mundos fantásticos, poetas incríveis, filosofias intrigantes.

Existem editoras que publicam grandes obras clássicas em edições de bolso por um preço interessantíssimo. O preço máximo de uma obra como “O Conde de Monte Cristo” – Que é um verdadeiro calhamaço de páginas – gira em torno de 25 a 30 reais. Uma excelente média para obra tão imperdível.

Não digo que devem ser proibidos os novos, como “Cinquenta tons de Cinza”, “Crepúsculo” e outras coisas que saíram recentemente. Não as li, portanto acho injusto fazer uma crítica direcionada a tais obras. Mas tem de ser obrigatória a existência de alguns clássicos no seu repertório, e não digo os clássicos de vestibular, as leituras que a escola obriga, mas aqueles que todo mundo já ouviu falar.

Drácula, O Retrato de Dorian Gray, Os Três Mosqueteiros, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Noite na Taverna, O Anticristo, O Príncipe, Manifesto do Partido Comunista.  São tantas obras espetaculares esperando serem lidas. É uma gama enorme de conhecimento esperando para ser adquirido.  Não espere. Leia.

Sua religião não permite a leitura de outra coisa a não ser a bíblia, alcorão ou torá? Deixe a Idade Média para trás e bem vindo ao espetacular Universo onde habitam os não ignorantes. A literatura é o primeiro portão para o conhecimento. Os clássicos são as melhores escolhas.

Não sabe por onde começar? Experimente ler algum clássico relativamente curto, certifique-se que ao final da leitura ele foi bem compreendido e migre de estilo em estilo, até encontrar seu preferido. Eu gosto mais de romances, mas não deixo de ler também as teorias.

A partir do momento em que se inicia a absorção de conhecimento, não se para nunca mais.

Você já leu um clássico? Não?  Você não sabe o quanto está perdendo. Aproveite para recuperar-se o quanto antes.

Ler enriquece a alma.