SOB CUSTÓDIA - Neymar no Barça: Aspectos Econômicos

29/05/2013 22:52

 

Demorou até demais, mas finalmente Neymar jogará  em solo europeu. Não estou veiculando a notícia, pois até as eventuais bactérias que todos os seres humanos carregam em seus corpos já sabem do ocorrido. Por 75 milhões de reais, o sonho de Laor de manter o craque até 2014 não existe mais. Ruim para o futebol brasileiro, até certo ponto bom para o Santos e para Neymar.

É claro que para a família Neymar está tudo lindo e maravilhoso. Poderia ser melhor? Poderia, forçando a permanência até o fim do contrato e depois negociando a si próprio individualmente com o clube catalão. Por um momento, até achei que o pai do craque faria isso, mas felizmente descobriu-se uma fresta de faceta caridosa do progenitor da ex-joia santista.

Com o relativamente nobre ato do staff moicano, o Santos saiu com alguma vantagem do negócio. Se esperasse 2014, o garoto sairia de graça e possivelmente uma crise financeira tremenda recairia sobre o clube. Ainda penso que o melhor era ter vendido ao final de 2011, após o fracasso no mundial de clubes. O contrato estava longe de terminar e o atleta sairia por um preço muito maior do que saiu agora.

Para o futebol brasileiro, fica uma lacuna que não será preenchida tão cedo. Talvez o jovem Gabriel da base santista, talvez alguma joia do terrão corinthiano ou de Cotia. Vai demorar para o Brasil voltar a ter seu maior craque tanto tempo em solo brasileiro.

A saída de Neymar deve ser encarada como uma punição ao comodismo, à falta de organização e à má vontade dos dirigentes do futebol nacional. Não temos sequer uma Liga Nacional para competir com a Premiere League (Inglaterra), com a Serie A (Itália), com a Ligue 1 (França) ou com a Bundesliga (Alemanha). Nosso campeonato inexplicavelmente dura apenas metade do ano e se espreme entre as datas. Os esdrúxulos formatos dos Estaduais obrigam jogadores do nível de Neymar e Pato a jogar em gramados ridículos para públicos ínfimos.  Os dirigentes de nossos estádios tratam os torcedores como se fossem animais. Neymar foi embora e isso é um tremendo retrocesso para nosso futebol. Não dá para julgá-lo, pois os melhores jogadores devem estar nos melhores campeonatos, junto aos seus.

O projeto de trazer os melhores para jogar aqui está  mais ameaçado do que nunca. Devemos torcer para que Atlético-MG ou Fluminense vençam a Libertadores para que nosso futebol continue minimamente relevante no cenário internacional. Senão, adeus investimentos pós 2014.

Economicamente, um bom negócio para Santos e Neymar. O craque agora tentará a sorte jogando ao lado de Messi, Xavi, Iniesta. Importante para que o garoto amadureça e para ele próprio provar que é realmente craque. Acho que provará. Taticamente, Neymar deverá ter um bom papel no Barcelona. Mas isso é assunto para o próximo post.