SOB CUSTÓDIA - Marcha Ineficaz

25/05/2013 22:17

 

Neste sábado, eu e minha mãe estávamos no centro de São Carlos fazendo algumas compras, quando, subitamente, nos deparamos com uma batucada muito forte, que parecia vir do calçadão. Minha mãe, sempre curiosa, me chamou para ver do que se tratava e, para minha completa surpresa, nos deparamos com a famosíssima marcha das vadias, ali, em pleno centro, logo às onze horas da manhã.

Fiquei surpreendido com o acontecimento, levando em conta que, como um jovem aspirante a jornalista, eu deveria estar ciente da manifestação. Cheguei em casa, procurei me informar melhor e questionei alguns amigos se eles sabiam da manifestação. Após apurar informações em casa e notar algumas impressões que o povo demonstrava lá  mesmo, no centro da cidade, decidi refletir sobre dois pontos relevantes da manifestação.

O primeiro ponto é a divulgação. Ficou claro no momento da manifestação que a maioria das pessoas estava completamente alheia ao acontecimento. Ninguém sabia de muita coisa. Ouve espanto de muitos e desprezo simples de outros. Em um segundo momento, ao indagar meus amigos, ficou mais claro que pouquíssima gente tinha consciência de que a marcha aconteceria. A conclusão então é de que, muito mal veiculada, a marcha das vadias de São Carlos ficou restrita ao perfil dos estudantes universitários, que pareciam formar o corpo maior de manifestantes.

O segundo ponto é a maneira como o cidadão comum recebeu aquilo. Os comentários gerais eram de tom negativo. Muitas mulheres balbuciaram o desconforto pelo nome do movimento. A maioria até ficou ofendida. Para os homens, aquilo tudo parecia uma brincadeira, e com toda a certeza, nenhum deles ficou intimidado ou ao menos refletiu sobre o assunto.

É claro, portanto, que se o evento foi muito mal veiculado, imagine então o propósito dele. Encabeçados pela Frente Feminista de São Carlos, os manifestantes provavelmente não levaram em conta que, fora do âmbito universitário e jovem, pouca gente sabe do que se trata aquilo tudo. É evidente que eu (e provavelmente você leitor) sei o significado da marcha das vadias. Mas as demais pessoas sabem?

Baseado na luta por maiores direitos às mulheres, bem como a favor de uma maior punição aos praticantes de crimes contra o sexo feminino, não resta dúvida de que a intenção do movimento é muito nobre. A marcha das vadias é internacional e deve crescer ainda mais nos próximos anos. Entretanto, para o cidadão comum, fica apenas a imagem de algo sem propósito, inútil e um tanto quanto vulgar.

Para o FEMEM e demais órgãos de manifestação feminista, seria aconselhável repensar a estratégia. Pelo menos aqui em São Carlos e provavelmente todo o interior do Brasil. Por essas bandas, o povo gosta de ideias bem fundamentadas, úteis e que, de preferência, possam atingir o máximo de publicidade possível. É preciso ter um propósito concreto e então difundi-lo. Ou então ficará a má impressão do cidadão comum. Sei disso porque vi, não porque me contaram, não porque precisava escrever sobre. Contra fatos, não existem argumentos.

A marcha das vadias de São Carlos, por enquanto, não passa de perfumaria.