SOB CUSTÓDIA - Jogador Mimado é Jogador Folgado

13/04/2013 18:52

 

FotoQuinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O tradicionalíssimo São Paulo,tricampeão, clube brasileiro que mais frequentou a competição continental, entrava em campo pressionado, necessitando de uma vitória para continuar sonhando com a classificação para a fase de mata-mata da competição.

O time estava escalado. O mito Rogério, o bom de bola Jadson, o inteligente Paulo Henrique Ganso, o endiabrado Osvaldo e o matador, a fera, o fabuloso... Aloísio? Ora, onde estava o Luís Fabiano? O verdadeiro nove, o dono do ataque, o responsável por empurrar a bola para a rede?

A explicação é fácil, rotineira e clichê do futebol brasileiro. Luís Fabiano estava suspenso. Quatro jogos de suspensão por dizer sabe-se lá o que para o árbitro da partida anterior, com o jogo já encerrado. Não é a primeira vez e nem será a última. Luís Fabiano novamente foi protegido pelos “competentes” dirigentes tricolores e seu salário continuará sendo pago integralmente. Nem dois reais de multa.

Está aí a culpa pelo comportamento de Luís Fabiano. Ninguém tem pulso firme com ele no São Paulo. Ele é expulso, mas continua sendo titular absoluto de Ney Franco e queridinho do presidente. O fabuloso é mimado no São Paulo e por isso é folgado. Quando vai dar entrevistas, é às vezes grosseiro, às vezes hipócrita. O arsenal de desculpinhas dele está acabando e, quando não temos mais argumentos, costumamos ofender e mentir.

Como fazer para controlá-lo então? Perguntem para o Dunga. Quando ganhou a camisa nove da seleção com o antigo treinador e capitão do tetra, Luís Fabiano foi um jogador exemplar. Vestia a camisa, lutava, corria, dava o sangue, marcava gols e não reclamava. A CBF deu a chave do vestiário para Dunga e a partir dos procedimentos deste, o fabuloso não deu problemas.

Se a Ditadura de Juvenal permanecer no São Paulo, que ele pelo menos tenha sabedoria para levar esta situação. Atualmente, o camisa nove tricolor é um grande artilheiro contra times pequenos do paulistão. Na hora de decidir, geralmente está suspenso ou some durante o jogo, em meio a suas reclamações desproporcionais.

O torcedor são-paulino ainda gosta de Luís Fabiano? Sinceramente eu não sei. Mas a memória que fica do fabuloso é por um título de Rio-SP em 2001 e por uma Sul-americana em 2012, que, aliás, ele nem participou da final, pois estava suspenso.

Não tem jeito e não tem segredo. Jogador mimado é jogador folgado. Ou dá-se um jeito ou manda embora. Simples assim.