SOB CUSTÓDIA - Início de Temporada

22/04/2013 17:04

 

FotoO calendário futebolístico brasileiro, dentre suas diversas esquisitices, tem por hábito fazer com que os grandes clubes não tenham tempo de se preparar bem em uma verdadeira pré-temporada. Os estaduais começam logo em janeiro, a Libertadores, no mês seguinte.

É dada maior importância para a competição internacional, portanto, de fato apenas seis jogos importam nos primeiros quatro meses de futebol brasileiro, isso é claro, para uma equipe que joga a competição sul americana.

Agora, com o quarto mês do ano chegando ao fim, o futebol começa a esquentar. Os grupos da Libertadores já foram jogados e os 16 melhores se colocarão frente à frente. Nos intermináveis estaduais, cada um com seu regulamento tosco, os times que sobraram definirão o campeão da temporada.

No Rio, Fluminense e Botafogo definem o campeonato ao lado de outros dois pequenos. Meia taça na mão do alvinegro, vencedor do primeiro turno que só depende de dois empates para ser campeão. Para o tricolor das laranjeiras, a Libertadores começa de fato com uma dura partida ante Emelec. Não há mais tempo para ajustes. É vencer ou vencer. Aguentar a pressão, ou adiar por mais um ano o sonho dourado de conquistar a América. Flamengo e Vasco estão em uma espécie de mini-férias, tentando arrumar a casa para que a tragédia de um rebaixamento não aconteça no brasileiro.

Enquanto a parte azul de Belo Horizonte está comendo quieto, no melhor estilo mineirinho, montando um bom time para o campeonato brasileiro, a parte alvinegra está extasiada com a belíssima participação atleticana na Copa Libertadores. Ambos passarão por uma semifinal protocolar e decidirão quem será o dono de Minas em 2013. O Atlético, que poderia ter escapado, agora tem de enfrentar um São Paulo de muita camisa e enfurecido com a incredulidade mineira. Ronaldinho e companhia terão de desempenhar excelentes papéis para que o Galo forte e vingador consiga igualar a raça tricolor. Será o maior dos confrontos nesta primeira fase de mata-mata na Libertadores.

No Estado que mora o soberano, ainda reside o peixe, que até agora não disse a que veio e enfrentará o verdão raça pura por uma vaga nas semifinais do paulistinha, sem nada mais para se preocupar. Já o alviverde enfrenta o Santos com a cabeça em Tijuana, onde jogará sua vida, sua camisa e sua grandeza nas próximas semanas. O Corinthians terá um duro confronto contra a Ponte Preta pelo estadual e uma pedreira cem vezes maior contra o Boca Juniors na Libertadores. Hora de Tite resolver o esquema para que o timão continue sendo o todo poderoso da América.

O ano futebolístico começa agora, onde jogos de verdade começam a aparecer. Sem mais corpo mole, sem mais desculpas. É vencer ou cair. É perder ou seguir rumo à glória.

Começa a temporada.