SOB CUSTÓDIA - “Ele só foi Punido Porque é Rico”

06/06/2013 19:46

 

Enquanto o famigerado Eike Batista continua em sua voraz caçada aos grandes monumentos cariocas para possuí-los, modificá-los e lucrar com eles, seu filho, o Vingador da Marvel, Thor Batista, finalmente foi condenado pela morte do ciclista que ele mesmo atropelou alguns meses atrás. Digo finalmente, pois penso que neste país, com a quantidade de crimes praticados, a justiça deveria possuir menos burocracia e maior eficiência.

Apesar dos pesares, o julgamento foi rápido para nossos padrões e pode até ser que a mídia do acontecimento tenha acelerado o processo. Mas eis que os advogados do playboy bagunceiro pronunciaram, talvez, a maior besteira da história judiciária deste país, declaração que certamente entrará para os anais da história. "Ele só foi punido porque é rico.”

Sim, meu caro leitor. As últimas palavras do parágrafo acima estão corretas em gênero, número e grau. A frase é tão absurda, tão patética, que parece até ser parte de algum daqueles programas de humor de péssimo gosto que passam nos sábados a noite. Não.

Ary Bergher, a quem se atribuiu a frase, provavelmente não deve conhecer a história deste “glorioso” país. Foram cinco anos de ótimas notas na faculdade, estágios competentes e carreira exemplar, certamente. Deve ser o mais respeitado advogado do Brasil, para defender a família real – que não tem nada de nobre – em caso tão sério. Mas agora, pelo menos para mim, seu nome caiu em desgraça.

Thor será punido, pois cometeu um erro. Tirou uma vida. Não existe caso algum neste país onde um juiz puniu alguém simplesmente por ele ser rico, por pirraça. Existem casos onde pobres são forçados a roubar pela situação extrema em que vivem e são condenados. Existem casos onde alguém endinheirado compra um “meritíssimo” para que a culpa recaia sobre alguém com menos recursos. Nunca alguém rico foi ou será punido por ser rico.

Notem que, em nenhum momento anterior, eu disse que Thor seria preso. Ele tirou uma vida e pagará com dois anos de serviços comunitários, dois anos de carta suspensa e uma multa de um milhão de reais (um troco para a família).

Desculpe-me Ary Bergher, mas o senhor deveria estar contente com a pena final. Em um país realmente sério, onde as pessoas pagam pelo que fazem, ele estaria provavelmente em uma cela com outros criminosos ou já teria fritado na cadeira elétrica há muito tempo. Como não somos este país, nos contentaremos com a pena estabelecida, mas sempre alerta!

Ao contrário do personagem norte-americano, o Thor brasileiro é um assassino, um concentrador de renda e um vilão exemplar. Um criminoso. Ponto final.