SOB CUSTÓDIA - Domingo de Páscoa

01/04/2013 23:52

 

Depois de um próspero domingo de páscoa, seria meu dever falar sobre o chocolate que o São Paulo aplicou no Corinthians, rodada passada. Sim, a vitória foi alvinegra, mas o bom futebol foi tricolor. Jadson, Ganso, Maicon e Denílson formaram um meio de campo muito interessante, com toque de bola envolvente e boas tramas ofensivas. Ganso jogando um pouco mais recuado, fazendo um papel de segundo volante vindo de trás com a bola, lembra muito o craque Verón na época em que foi campeão da América com o Estudiantes. Pode dar samba.

Falar sobre futebol deveria ser minha obrigação, mas a comemoração de Alexandre Pato roubou a cena. Irritado com a torcida são-paulina que logo no começo do clássico gritou “assassino” para o elenco corinthiano, Pato pediu silêncio e eis aqui a reflexão desta publicação.

Chamar o são-paulino de “veado”, o corinthiano de “gambá” e o palmeirense de “porco”, é até bonitinho para nutrir a rivalidade. Mas gritar “assassino” para um grupo de trabalhadores que só estão dentro do campo para te entreter, ultrapassa a esfera esportiva. Além de ser uma falta de educação, é também uma falta de humanidade. Só os jogadores do Corinthians sabem o que sofreram com a morte de Kevin.

Até quando vamos ter de aturar torcedores covardes nos estádios? Por que tão covarde quanto quem matou Kevin, é o cidadão que inferniza a vida dos jogadores adversários, joga pedra no ônibus do próprio time ou bate em jogador no meio da rua. Não são seres humanos intelectualmente capazes de frequentar estádios e, portanto devem ser excluídos do futebol.

Eis aqui o registro da rodada, pois o resto continua o mesmo paulistinha chato e sem graça. Vai esquentar quando chegar ao mata-mata.

 

Libertadores

Terça-feira a equipe palestrina enfrentará o Tigre para decidir se volta para casa na primeira fase ou espera chegar ao mata-mata.  O Palmeiras já deixou bem claro que não deve ter mais pretensões além de voltar para a primeira divisão. Dito isso, a Libertadores mais atrapalha do que ajuda. Uma derrota terça significará mais pressão para cima do treinador – Pressão desnecessária, é bom dizer.

Quarta-feira o pragmático Corinthians de Tite enfrenta o Millonarios na Colômbia. Uma vitória classifica a equipe para as oitavas. Uma secadinha certeira contra o Tijuana significará a oportunidade de alcançar o primeiro lugar do grupo. A equipe que mais troca de titulares no Mundo tem de acabar com a palhaçada, pois o time sem sequência e sem entrosamento é apenas um punhado de bons jogadores. Guerrero será a baixa e Pato a esperança.

Quinta-feira o São Paulo sobe a montanha para decidir seu futuro na Copa Libertadores. Se perder, estará praticamente eliminado e os rumos do trabalho poderão ser sem Ney Franco. A aposta do treinador é no meio campo que destrinchou a marcação do Corinthians no fim de semana, para que a equipe tricolor fique mais com a bola e não corra tanto. Ao contrário do domingo, Ney Franco espera que sua equipe não desperdice tantas oportunidades, para o bem de seu cargo e para o bem do primeiro semestre tricolor.

Batatas esquentarão.

 

Palpites para a Libertadores:

CAM 3 X 0 Arsenal

SEP 1 X 1 Tigre

Millonarios 0 X 1 SCCP

The Strongest 2 X 0 SPFC