SAÚDE - Vacinação contra a gripe continuará até 10 de maio

26/04/2013 18:20

 

FotoO fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que devia ocorrer nesta sexta-feira (26), em todo o país, foi adiado para o dia 10 de maio. A prorrogação foi necessária porque o Ministério da Saúde não atingiu a meta de imunizar pelo menos 80% do público-alvo: idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, gestantes, profissionais de saúde e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias.

Segundo o Ministério, até esta quarta-feira, 24, foram imunizadas 14,9 milhões de pessoas (pouco mais de 34% do público-alvo), enquanto a previsão era vacinar 34,4 milhões de pessoas nessas condições. Neste ano, foram distribuídas 43 milhões de doses.

O objetivo da vacinação é tentar reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe, já que a vacina protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam no último inverno: influenza B, A/H1N1 e A/H3N2.

As pessoas que fazem parte desse público-alvo e que não foram imunizadas nesta primeira etapa poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência em horário comercial até o dia 10.

 

São Carlos – Para São Carlos foram encaminhadas 53 mil doses e vacinadas até o momento 23.109 pessoas (43,60% do público-alvo). Neste sábado (27), a vacinação continua na cidade com postos extras das 8h às 16h no Calçadão, na praça do Mercado Municipal, na Igreja Santo Antônio e na ONG Sal da Terra no Jardim Zavaglia. Durante a semana a vacinação continua normalmente nas unidades básicas e de saúde da família.