SAÚDE - Campanha contra a Pólio continua em São Carlos

01/07/2013 23:20

 

Buscando atingir os 100% de cobertura no município, a Vigilância Sanitária informa que a campanha de vacinação contra a Poliomielite vai continuar pelo menos até a próxima sexta-feira (5), em São Carlos. Segundo dados, até esta segunda-feira (01), haviam sido vacinadas 10.989 crianças, ou seja, 87,58% do público alvo.

A Chefe da Divisão da Vigilância, Márcia Pallone, reforça que as famílias devem levar seus filhos de 6 meses a 5 anos na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa para tomar a vacina, mesmo que já estejam com todas as doses de rotina registradas na carteira de vacinação. “É fundamental que os responsáveis levem a carteirinha de vacinação de seus filhos, para que os profissionais possam avaliar a situação vacinal da criança”, ressalta.

Diariamente todas as Unidades de Saúde estarão Vacinando das 8h às 16h.

A poliomielite é uma doença viral, causada por um vírus do gênero Enterovirus da família Picornaviridae conhecido como “poliovírus” e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3), É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças com menos de 5 (cinco) anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nos membros inferiores), mas raramente a pólio é doença fatal.