SÃO CARLOS | Secretário encontra irregularidades no Nossa Senhora do Carmo

05/01/2017 18:22

 

Em virtude do estado de abandono que se encontra o Cemitério Nossa Senhora do Carmo e das irregularidades encontradas no local, o atual secretário de Serviços Públicos, Mariel Pozzi Olmo, estuda a possibilidade da abertura de uma sindicância para apurar responsabilidades.

Foto:

Além da sujeira, mato alto, da falta de manutenção, o secretário detectou que as carneiras, tipo de túmulo, estavam sendo instaladas sem o fundo concretado, prática necessária e estabelecida por lei para proteger o solo do necrochorume. “A pedido do prefeito Airton Garcia estamos realizando uma inspeção rigorosa, pois recebemos muitas reclamações de munícipes quanto às condições do Cemitério. A nossa preocupação é a contaminação do solo, por isso já determinamos a concretagem”, esclarece Mariel Pozzi Olmo.

O Conselho Nacional de Meio Ambiente possui resoluções que discorrem sobre o processo de decomposição do cadáver no qual é liberado o necrochorume, líquido composto por água, sais minerais e substancias orgânicas, responsável pela contaminação do solo e aquíferos subterrâneos. O cadáver fica infestado de bactérias, vírus e microorganismos patogênicos com capacidade de infiltração no solo com ajuda hídrica. Mesmo com densidade superior a da água, ainda não é conhecida a mobilidade do necrochorume no solo. Visando a manutenção da qualidade ambiental, o Conselho indica a concretagem do solo.

Foto:

Outro problema detectado pelo secretário no local é quanto o descarte irregular de resíduos resultantes de exumação.  Apesar desse tipo de resíduo ser classificado como não perigoso, eles devem ter destinação ambiental e sanitária adequada, em aterro sanitário de resíduos domiciliares ou equivalente. “Na parte dos fundos do Cemitério tem um portão, que não fica trancado, e lá são jogados todos os resíduos de exumação, como por exemplo, os cachões. No mesmo local ficam os materiais utilizados no dia a dia pelos funcionários”, alertou o secretário Olmo.

De acordo com a legislação que regulamenta os cemitérios em todo o país, os resíduos de exumação devem ser prontamente recolhidos após o procedimento e encaminhados para um abrigo de resíduo de acesso restrito. Os resíduos de todas as atividades do cemitério devem ser armazenados de forma a impedir o acesso de pessoas não autorizadas, insetos e outros animais.  Nos cemitérios também deve ser realizado controle de vetores e pragas urbanas por empresas licenciadas pela Vigilância Sanitária.

O secretário de Serviços Públicos, Mariel Pozzi Olmo, juntamente com o secretário Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, deve participar de audiência na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para verificar a licença de uma área para o descarte desses resíduos.

A Secretaria de Serviços Públicos também vai realizar a limpeza dos Cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio de Pádua, bem como, de praças e vias públicas.

Foto: