SÃO CARLOS | Lucão Fernandes divulga balanço de sua gestão na presidência da Câmara

23/12/2016 16:46

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (PMDB), que encerra no próximo dia 31 de dezembro sua gestão de dois anos à frente da presidência do Legislativo, apresentou um balanço das atividades no período. Segundo ele, os números das atividades parlamentares revelam um biênio “bastante produtivo”.

Foto:

“Foi um biênio de intenso trabalho, realizado com responsabilidade, transparência, austeridade e incentivo à participação popular”, avaliou.

Em 2015 e 2016 foram aprovados em plenário  704 projetos de lei, sendo 522 de iniciativa do prefeito, 176 dos vereadores e seis da mesa diretora. Foram contabilizados 2.985 requerimentos de vereadores, 811 indicações, 696 moções, 19 resoluções e 27 decretos legislativos.

Lucão incentivou o uso da Tribuna Livre por associações e organizações, que registrou 54 pronunciamentos no biênio. O projeto “Visite a Câmara”, que busca ampliar a interação entre o Legislativo e a comunidade, registrou a presença de 78 grupos, permitindo que centenas de adolescentes, crianças e adultos pudessem conhecer a Câmara.

 

ECONOMIA DE RECURSOS 

O poder Legislativo Municipal tem direito ao repasse do duodécimo referente a até 6% de todo o orçamento da cidade. Em dois anos, a Câmara economizou e devolveu R$ 4 milhões e 377 mil aos cofres públicos. Os recursos foram destinados para aquisição de ambulância para o SAMU e para auxiliar a Santa Casa, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outras melhorias no município.

“A devolução é referente à economia de todos os funcionários, assessores e vereadores da Câmara, que tiveram consciência da real necessidade dos gastos em seus gabinetes. E essa quantia economizada pôde ser repassada para a Prefeitura, beneficiando a população”, destacou o parlamentar.

O presidente também enalteceu o trabalho dos componentes da Mesa Diretora, diretoria administrativa e servidores ao fechar seu mandato à frente do Legislativo. “Os números de projetos de lei, proposições e eventos realizados atestam que São Carlos possui uma Câmara Municipal sintonizada com os anseios da população".

Durante a gestão foram desenvolvidas diversas ações em prol da acessibilidade e em defesa da cidadania. Foi implantado na TV Câmara o sistema closed caption (legenda oculta) e a transmissão das Sessões com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), possibilitando que pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar os debates, deliberações e outras atividades da Casa que são televisionadas.

 

PLANO DIRETOR 

O presidente ressaltou a votação do projeto de lei nº. 0269, que estabelece o Plano Diretor, aprovado no último dia 12 de dezembro, tendo recebido 127 emendas. Antes de ser votado, o Plano passou por um amplo debate público, com a realização de audiências temáticas em diversos bairros (Arnon de Mello, Centro, Vila Prado e São Carlos 8), abertas a toda a comunidade, como determina o Estatuto da Cidade.

Conforme declarou Lucão, os dois anos em que esteve à frente da presidência foram um período muito produtivo. “Estou satisfeito com o meu trabalho, fico realizado de ter passado pelo poder com respeito e dedicação. Procurei trabalhar da melhor forma possível, ouvindo todos e defendendo o interesse da população”.