SÃO CARLOS - SAAE já consegue recolocar as duas bombas que foram atingidas pela chuva de sexta-feira

25/02/2013 11:35

 

Devido às fortes chuvas que caíram na noite da última sexta-feira (22), a casa de bombas da Captação do Espraiado foi atingida, resultando na interrupção do bombeamento de água bruta para a Estação de Tratamento de Água, ocasionando uma diminuição de 35% no volume de água tratada.

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), as duas bombas que foram atingidas já estão em funcionamento, uma foi retirada no sábado à noite (23) e outra no domingo (24), as duas passaram por uma estufa para secagem e avaliação. A Casa de Bombas também passou por limpeza. O sistema de bombeamento é composto por 3 conjuntos moto bombas, sendo que a terceira é reserva.

Segundo o diretor presidente do SAAE, Sérgio Pepino, felizmente nenhuma das bombas queimou. "Hoje o volume de produção já está em 180 litros por segundo. A produção está normalizada, o que não está normalizado ainda é o nível de água dos reservatórios, o que deve acontecer nesta noite. Portanto hoje durante o dia é importante que a população continue economizando água", explica Pepino.

Em janeiro uma forte chuva também atingiu o local e por determinação do prefeito Paulo Altomani, o SAAE realizou uma operação elevando o sistema de proteção das bombas em cerca de 30cm, uma medida de proteção temporária já que o serviço definitivo somente poderá ser feito no período de estiagem. Porém na sexta-feira (23) com as fortes chuvas o nível da água chegou a 50cm, molhando as moto bombas.

Os setores mais atingidos foram os abastecidos pelos reservatórios da Vila Nery, Vila Alpes e Rui Barbosa.