SÃO CARLOS - Representantes do Programa Brasil Próximo visitam a ACISC

08/03/2013 22:09

 

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), por meio do presidente Alfredo Maffei Neto, recebeu na manhã de quinta-feira (07), a visita de representantes do Programa Brasil Próximo “Cinco Regiões Italianas pelo Desenvolvimento Sustentável no Brasil”.

Durante o encontro, a professora Helena Carvalho de Lourenço, vice-coordenadora do programa de mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente da UNIARA e participante do Programa Brasil Próximo, afirmou que a iniciativa busca o desenvolvimento regional, utilizando para isso ferramentas baseadas na experiência italiana, para beneficiar as micro e pequenas empresas. “Estamos com uma metodologia nova de trabalho com os municípios, sendo que em São Carlos já fizemos um trabalho estatístico e um diagnóstico de desenvolvimento do município”, lembrou.

Helena de Lourenço explicou que o Programa Brasil Próximo teve início em 2004, priorizando o intercâmbio de missões técnicas entre brasileiros e italianos da região da UMBRIA (território que integra várias cidades, como Perugia, por exemplo) e a nossa região, denominada como “centro paulista” e composta por oito cidades: Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Itirapina, Descalvado, Ribeirão Bonito, Jaú e Gavião Peixoto. “Além das prefeituras, universidades e instituições não governamentais também participam”, concluiu a professora.

 

Parceria – Ainda durante a reunião, que também contou com a presença de Marcos Martinelli (secretário-adjunto do Programa Brasil Próximo), foi fechada uma parceria com a ACISC, visando uma ação mais pontuada na cidade. Para isso, um bolsista do programa atenderá uma vez por semana, na sede da entidade, pequenos empreendedores que tenham problemas técnicos de baixa complexidade em suas empresas.