SÃO CARLOS - Prefeito e autoridades do judiciário visitam a nova sede do Albergue Infantil “Cláudia Picchi Porto”

02/05/2013 22:15

 

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, do Promotor da Vara da Infância e Juventude, Mário José Corrêa de Paula e do juiz da Vara da Infância e Juventude, Cláudio do Prado Amaral, estiveram na tarde desta quinta-feira (2), visitando as futuras instalações do Albergue Infantil “Cláudia Picchi Porto”.

Também estiveram presentes na visita o vice-prefeito Cláudio Di Salvo e sua esposa Semíramis Di Salvo, os secretários Edilson Abrantes (Saúde), José Fernando Favoretto (Esportes e Lazer), Júlio Soldado (Governo), Wiviane Spaziani Tiberti (Cidadania e Assistência Social), o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luiz Triques, o diretor presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Edison Bello Bello, o presidente do Cepam, Lobbe Neto, o deputado estadual Roberto Massafera e o coordenador da Oficina Cultural, Alessandro Spaziani.

Altomani explicou que começou a trabalhar para que esse problema fosse resolvido mesmo antes de tomar posse.Para resolver o problema que herdamos, já que a Promotoria da Infância e Juventude de São Carlos ingressou, em 2012, com uma Ação Cível Publica contra a Prefeitura Municipal, em razão das más condições materiais do Albergue, iniciei as tratativas para resolver esse problema no final do ano passado, quando comecei a procurar um lugar adequado para abrigar essas crianças”, explicou.

O novo local, instalações do Centro de Pastoral da Diocese de São Carlos, foi oferecido ao prefeito pelo bispo Dom Paulo Sérgio Machado, porém foram necessárias algumas adequações no prédio.

Os recursos para a reforma foram arrecadados em janeiro quando Alice Altomani realizou uma festa beneficente para comemorar o aniversário do prefeito. “Conseguimos arrecadar R$ 25 mil para fazer a reforma desse local e arrecadamos mais de 8 mil fraldas, além de produtos de higiene que serão utilizados pelas crianças”.

Com esses recursos foram realizadas as reforma do telhado, das calhas e dos banheiros; adaptação de um banheiro segundo norma de acessibilidade, criação de uma cozinha de apoio, reforma da parte elétrica, do forro em madeira e pintura interna e externa.

Durante essa semana já começaram a montagem dos móveis. “Compramos móveis novos, como camas, berços e sofás, mas também recebemos algumas doações e vamos aproveitar mobiliários já existentes e que estão em boas condições”, afirmou Wiviane Spaziani Tiberti.

Para o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Cláudio do Prado Amaral, as estruturas do novo local estão excelentes para acolher as 42 crianças que atualmente vivem no Albergue Infantil. “Esse novo cenário para as crianças é muito importante, precisávamos deste espaço. Sabendo que já está ficando quase tudo pronto para receber as crianças que já chegam em situação de risco, de vulnerabilidade, este novo ambiente poderá oferecer conforto, nunca poderá ser ideal, pois elas continuarão longe de suas famílias e isso é muito triste, mas diante desta tristeza sabemos que este espaço irá proporcionar de alguma maneira conforto. Em relação ao local onde atualmente funciona o Albergue, existe um processo que se iniciou no ano passado e que agora acreditamos que deve se encerrar em razão da inauguração deste novo espaço”, explica Cláudio do Prado Amaral.

A previsão é que a transferência das crianças ocorra ainda no final deste mês. O novo local do Albergue Infantil está localizado na avenida José Pereira Lopes, ao lado da capela do Diocesano.

 

Desfile - Para arrecadar mais fundos em prol do Albergue Infantil “Cláudia Picchi Porto” a Fundação Pró-Memória realiza nesta sexta-feira (3), um desfile com grandes nomes da moda, “Bossa à Porter” - Inverno 2013. O evento será na Estação Cultura (Estação Ferroviária), Praça Antônio Prado, s/nº, e não será permitida a entrada no evento após as 20 horas.