SÃO CARLOS - Penha destaca simpósio sobre acessibilidade das pessoas com deficiência

16/05/2013 14:47

 

O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS) participou no último dia 10, do Simpósio “O Sol Nasce Pra todos – Uma Abordagem Multidisciplinar sobre Pessoas Deficientes e a Sociedade”, promovido pela UNICEP.

Em sua sétima edição, a programação do evento constou de palestras que abrangeram exemplos de abordagens, políticas públicas e estratégias para uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência, abordando ainda linguagem LIBRAS e ações de inclusão para pessoas deficientes.

Penha enalteceu os organizadores do evento e os participantes, observando que os temas que fizeram parte da programação contribuem para consolidar a implementação da cidadania das pessoas deficientes.

Aberto pelo professor Hilário Domingues Neto, no anfiteatro da UNICEP, o simpósio  contou com palestras sobre Estratégias de Comunicação com Pessoas Surdas (Prof.ª  Rosana Maria Alves Mangili, especialista em LIBRAS e em Educação Inclusiva, da UNICEP e Débora Cantador); APAE São Carlos (Nathalia de Vasconcelos Manoni, psicóloga e Kassiana Maria Della Coletta Keppe Barcelli, pedagoga, com apresentação musical pelo Coral Desafio da APAE - São Carlos – Prof.ª Mirian Camargo Antunes, regente e Valéria Peres Asnis); Políticas Públicas como princípio de inclusão para Pessoas com Deficiência, Luciene Gomes, Arquiteta e Urbanista pela USP (SENAC São Carlos); Eliminando Limites (Dr. Paulo Cesar Scanavez, Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca; Observatório nacional de educação especial (Prof.ª Dr.ª Eniceia Gonçalves Mendes, UFSCar).

O Simpósio teve também depoimentos de paratletas das equipes de natação da cidade e do São Carlos Clube (Paratletas: Henrique Sacomano e Guilherme Confella), abordagem sobre Tecnologia Assistiva (Prof.ª Dr.ª Vitória Helena Maciel Coelho – Fisioterapia UNICEP) e palestras sobre o  trabalho desenvolvido pelo SESC-SP no atendimento às pessoas com deficiências na área físico esportiva (Prof. Paulo Henrique Verardi, SESC-SP) e Adaptação curricular de crianças autistas no ensino regular (Pedagoga Thaise Fernanda Mendes Soares – Cursando Psicologia – Unicep). O evento contou ainda com participação de intérpretes de libras (Profa. Esp. Rosana Maria Alves Mangili, especialista em LIBRAS e em Educação Inclusiva e docente UNICEP, e Amanda Cristina dos Santos Souza),  e da aluna Débora Luiza Ceschi (Audiodescrição).

A artista plástica Daniela Caburro são-carlense apresentou durante o simpósio, o seu processo de produção de pintura em tela. Daniela é integrante da APBP, Associação dos Pintores com a Boca e os Pés.