SÃO CARLOS - Paulo Taú faz apelo por UBS e agência dos Correios

15/07/2013 15:13

 

O vereador Paulo Taú (PSDB) apresentou na Câmara Municipal uma moção de apelo à Prefeitura para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no conjunto habitacional “Dom Constantino Amstalden” (São Carlos 8).

Na justificativa, Taú argumenta que nos últimos anos houve um crescimento considerável na região Leste da cidade, principalmente nos bairros Santa Maria I e II, Jardim Monique, Dom Constantino Amstalden, Vila Jacobucci e Jardim Real.

Ele aponta a importância do atendimento oferecido pela Unidade Básica de Saúde, que tem como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. Na unidade os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades dependendo do que o paciente apresentar.

Com relação aos bairros citados, incluindo o São Carlos VIII, o vereador observa que a unidade básica de saúde mais próxima fica na Vila São José, a cerca de 5 km de distância.

“Uma UBS no conjunto habitacional Dom Constantino Amstalden desafogaria o atendimento da UBS da Vila São José, além de facilitar o atendimento dos munícipes daquela região onde há muitas crianças, idosos, gestantes que procuram o serviço de saúde e, em muitos casos, precisam atravessar a rodovia para se encaminharem até a UBS”, afirma Taú.

 

Agência dos Correios

Em outra moção protocolada na Câmara, o parlamentar dirige apelo ao Diretor Regional do Correios do Interior do Estado de São Paulo, Joseph de Faro Valença, para a instalação de uma agência dos Correios na Vila São José.

“A comunidade do bairro da Vila São José anseia pela instalação de uma Agencia dos Correios, devido, seu crescimento populacional influenciado com o aumento de atividades empresariais, elevando assim do fluxo econômico e de pessoas”, afirma. O serviço de postagem está entre os serviços públicos ainda não acessíveis aos moradores daquela região.

No documento, Paulo Taú informa que a região leste da cidade concentra uma população superior a 65 mil habitantes e ali estão localizadas duas dezenas de bairros, entre os quais Jardim São João Batista, Vila Costa do Sol, Vila Nova Estância, Vila São José, Jardim Tijuco Preto, Condomínio Dom Constantino Amstaldi,  Vila Deriggi, Vila Arnaldo, Vila Faria, Vila Rancho Velho, Vila Max, Vila Vista Alegre, Vila Nossa Senhora de Fátima, Jardim Albertini, Condomínio Dom Bosco, Parque Primavera, Residencial Américo Alves Margarido, Parque Sabará, Residencial Itamaraty, Jardim Munique, Jardim dos Coqueiros, Residencial Astolpho Luiz do Prado, Vila Jacobucci, Jardim Santa Maria I e II, Jardim Real, Jardim Veneza, Jardim Tangará, Residencial Maria Stella Faggá, Jardim São Rafael, Parque Douradinho, Parque dos Timburís e outros.