SÃO CARLOS - Parceria leva cursos de formação agrícola às famílias de assentamentos

17/07/2013 19:35

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural, realiza desde o mês de fevereiro, o programa de Olericultura Orgânica, atendendo à diversos pequenos produtores da Agricultura Familiar, que estão nos assentamentos Nova São Carlos, na Estrada do Broa, e Santa Helena, no Balneário 29.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Claudio Di Salvo, através deste programa os participantes adquirem uma gama completa de técnicas, dicas, treinamentos e conhecimentos para que se potencializem na produção do produto orgânico e, em seguida, passem à fornecer para a prefeitura, para que seja oferecido na merenda escolar.

Ele enfatiza que o programa é gratuito, “tanto na parte de inscrição como no material didático, alimentação dos alunos e material específico para a estrutura do curso, essas pessoas tem recebido um enorme incentivo do Poder Público, para terem uma boa fonte de renda e profissão, haja visto que além do lado profissional, estamos resgatando o autoestima dessas pessoas, fazendo um belo trabalho social, que segundo depoimentos delas mesmas, se sentiam abandonadas e sem apoio do Poder Público”, disse.

Di Salvo completou relatando que além do fortalecimento da Agricultura Familiar e o crescimento do alimento orgânico, que por se tratar de um alimento livre de agrotóxicos e as pessoas cada vez mais estão informadas em assuntos sobre qualidade de vida e alimentação, o programa contribui muito para o setor rural da cidade, além de garantir uma fonte de renda para essas famílias, uma vez que, é obrigatório por lei específica, que o município adquirira, no mínimo, 30% do produto da agricultura família para a merenda escolar.

O curso de Olericultura Orgânica está em andamento, e com término para o fim do ano, canteiros, viveiro para germinação de sementes, além de toda estrutura natural adequada para implantação da atividade, já estão preparados.

O Senar, junto com a Prefeitura, ofereceu no fim de junho mais um curso de capacitação da mão de obra destas famílias, que foi o treinamento de operação e manutenção de máquinas agrícolas, no Assentamento Santa Helena. Este curso serviu para que os alunos pudessem aprender como operar e dar manutenção no trator e implementos que possuem. “Conseguimos este trator através de uma emenda, porém, não tínhamos conhecimento em utilizá-lo e darmos manutenção básica de forma correta. Estamos muito felizes com esse curso e adoramos ter participado, pois ele é bem prático e nos ajudou a aprender a mexer no trator, utilizar os implementos da forma correta e ‘quebrou um galho’ ainda, pois as aulas foram na nossa área, onde aproveitamos para gradearmos e darmos um trato já, adiantando o serviço”, diz Sebastião Alves, aluno do programa do SENAR.

Di Salvo finalizou relatando que espera que o empenho destas famílias continue. “Esperamos que cada vez mais se organizem para atenderem os requisitos da produção do alimento orgânico. Estamos buscando atender aos pedidos que elas nos fazem, introduzindo o Programa de Tomate Orgânico nos assentamentos, além de estarmos certificando essas famílias”. Ele também contou que foi reativado o CETAF (Centro Tecnológico da Agricultura Familiar), o qual estava abandonado e sujo, sendo hoje utilizado na realização de aulas, palestras e encontros da agricultura familiar e a Horta Municipal, que agora está funcionando e atendendo várias entidades sociais e filantrópicas de São Carlos.