SÃO CARLOS - Inaugurada praça “Soldado PM Marcos Aurélio De Santi”

29/06/2013 20:55

 

Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito Paulo Altomani, acompanhado pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, inaugurou a praça pública “Soldado PM Marcos Aurélio De Santi”, localizada na avenida Caroline Garcia Batista – ao lado do supermercado Tonin – no bairro Santa Felícia, em São Carlos. O evento contou também com a apresentação da Banda Regimental de Música do 13º. BPM/I, regência do sub-tenente maestro Valdemir Lopes Pedroso.

Prestigiaram a inauguração o presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral,  o secretário municipal de Serviços Públicos, José Carlos Correa, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, o secretário de Comunicação, Luciano Rocha Arantes, o secretário de Transporte e Trânsito, Celso Higashi, os vereadores Laíde Simões, Rodson Magno, que representou o presidente do Cepam, Lobbe Neto, Lucão Fernandes e Aparecido Donizetti Penha, autor da lei 16.531, que oficializou a homenagem ao soldado De Santi.

Amigos de corporação do soldado também compareceram: o comandante do 38º BPM/I, tenente-coronel Luis Antonio Fernandes Rosa, o comandante da 1ª Cia do 38º BPM/I de São Carlos, capitão Jefferson Lopes Jorge, o segundo sargento da PM, Roosevelt Soares de Paula, assim como os pais e a irmã de Marcos Aurélio, Ester Tartaglioni De Santi, José Domingos De Santi e Ana Valéria De Santi. “A farda que meu filho vestiu foi por São Carlos. Ele quis trabalhar pelo povo e pelos amigos dessa cidade”, declarou a mãe.

Numa declaração emocionada, o prefeito fez uma lembrança especial à família do soldado, que, segundo ele, era um grande amigo. “Com essa praça queremos perpetuar o nome desse valoroso soldado da PM e render homenagem à sua família. Queremos valorizar pessoas que prestam serviços incansáveis para a sociedade, defendendo a vida”, comentou. Altomani, informou  que, que por meio da Função Delegada, poderá fazer com que policiais militares realizem trabalhos complementares em seus horários de folga, auxiliando a Guarda Municipal.

Para o tenente-coronel, Luis Antonio Fernandes Rosa, a homenagem representa um reconhecimento da comunidade aos trabalhos que esse profissional prestou para a cidade. “Ele foi um soldado PM que procurou elevar o nome da polícia junto à população. Era muito reconhecido, tanto entre os profissionais, quanto à comunidade”.

A homenagem, segundo o vereador Penha, é um agradecimento por tudo que Marcos Aurélio foi como policial militar e ser humano, cidadão de bem. “A lembrança é modesta, mas ficará para a eternidade”.

Marcos Aurélio De Santi foi brutalmente assassinado por marginais no dia 15 de setembro de 2012, após 24 anos de serviços prestados à Polícia Militar.