SÃO CARLOS - Estudantes de medicina da UFSCar se reúnem com o Secretário de Saúde

03/04/2013 22:47

 

Os estudantes de medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) se reuniram na tarde desta quarta-feira (3), no Paço Municipal, com o secretário Municipal de Saúde, Edilson Abrantes.

O encontro com os estudantes aconteceu em forma de bate-papo. Os alunos questionaram e tiraram dúvidas sobre o impasse entre a universidade e o Hospital Escola.  “Tivemos uma reunião muito boa. Todos os estudantes se colocaram de maneira muito tranquila para escutar a nossa posição,” ressalta o secretário.

Segundo ele os alunos puderam entender a posição da Prefeitura no sentido dos estudantes não estarem inseridos exatamente no dia a dia de São Carlos, já que a maioria dos alunos aprendeu as práticas médicas fora da cidade. “Estamos buscando todo um planejamento para acertar essa situação, nossa meta é investir na saúde de São Carlos. Acredito que com essa reunião possamos sair desse impasse” destaca o secretário.

Além da conclusão do Hospital Escola, assuntos como a USF (Unidade de Saúde da Família), o número de atendimento dos preceptores, número de profissionais que são contratados pela Prefeitura, a conclusão das obras dos edifícios USPPS (Unidades de Simulação da Prática Profissional em Saúde) e DMed2 (edifício de laboratórios de pesquisa do Departamento de Medicina da UFSCar), foram abordados. “Foi enviado um ofício a UFSCar e esperamos uma contra partida por parte deles para chegarmos a um consenso,” explica Abrantes.

Para o estudante do 4° ano de medicina Yuri Souza Zillig a partir dessa reunião foi possível ter uma perspectiva melhor do assunto. “Viemos todos aqui em busca de respostas e solução e saímos daqui com uma proposta de uma nova reunião, o que a gente acredita que seja uma coisa muito boa para o movimento. Esperamos que nesta quinta-feira seja acertada toda a negociação,” conta o universitário. Assim como ele o estudante Davi Gomes dos Anjos acredita que nessa reunião houve um grande avanço para viabilizar o retorno das aulas do curso de medicina. “Queremos um ensino de qualidade e esperamos conseguir com essa reunião entre o secretário de Saúde e a reitoria da UFSCar,” finaliza o universitário.

Uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira (4), às 14h, na UFSCar, juntamente com os acadêmicos, o secretário de Saúde, representantes da universidade e docentes para discutir o próximo passo.