SÃO CARLOS - Esportistas e trabalhadores do ano recebem prêmios em solenidade no Paço Municipal

29/04/2013 23:32

 

FotoFotoFotoEm solenidade realizada na sexta-feira (26), no auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal, foram entregues os Prêmios Trabalhador São-Carlense e Esportista do Ano. Participaram da solenidade o prefeito Paulo Altomani; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani; o presidente da Câmara, Marquinho Amaral; o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira; o secretário de Esportes e Lazer, José Fernando Favoretto; o Diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, Antonio Ribeiro; o Diretor de Fomento ao Lazer, Antonio Rubens Valdo Ratti; o presidente da Intersindical, Antonio Lopes Passos; o presidente do Conselho Municipal de Esportes, José Antonio Cazela; o presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Lobbe Neto; os vereadores Cidinha do Oncológico, Laíde Simões, Rodson Magno, Lucão Fernandes,José Donizetti Penha, Eduardo Brinquedos e demais secretários municipais. Os premiados também receberam homenagem da Câmara Municipal de São Carlos.

O título de Esportista do Ano 2012, outorga 2013, foi entregue à atleta Caroline Groote Tavares, que recebeu a medalha de Mérito Esportivo. Atleta na modalidade natação, a jovem de 16 anos começou a treinar em 2009 na Associação de Pais e Amigos da Natação de São Carlos (APANASC) e representará o Brasil no Multinationals Junior Swim Meet, na Ucrânia, pela Seleção Brasileira Juvenil. Segundo Caroline, a inspiração para se dedicar ao esporte vem do propósito de querer estudar nos Estados Unidos. “Sei que o esporte poderá me levar para fora e é isso que quero”, contou. Além da convocação para a Seleção Brasileira Juvenil de Natação, a atleta foi a primeira colocada no ranking nacional juvenil 1 em 2012; 6 vezes campeã brasileira; 3 vezes campeã paulista; 2 vezes campeã dos Jogos Abertos do Interior e 5 vezes campeã dos Jogos Regionais.

Mais três atletas foram homenageados: Florisvaldo Tomaz da Conceição, Categoria Para-Atleta, modalidade atletismo; Júlio César Bianchini, Categoria Dirigente Desportivo, modalidade futebol e Erasmo Luiz Firmino, Categoria Técnico.

Durante discurso, Paulo Altomani ressaltou a importância social do esporte e o compromisso da Prefeitura, por meio do trabalho do secretário de Esportes e Lazer, José Fernando Favoretto, de investir no esporte na cidade. “Logo que chegamos, recuperamos o Zuzão, o campo da Vila Izabel, o ginásio do Santa Felícia, a piscina da FESC e os Centros da Juventude. É nosso compromisso, por meio da educação e do esporte, promover a inclusão social, despertando nos jovens o valor que têm armazenado”.

O prefeito ainda relembrou suas origens na cidade de Amparo, quando aos 12 anos começou a treinar futebol. “Sempre tive vontade de crescer, com garra e determinação. O esporte me levou de filho de taxista em Amparo a estudante da USP em São Carlos”, contou.

Na mesma solenidade os trabalhadores homenageados também receberam seus respectivos prêmios: Lenir Vieira Dantas e Olegário Hamilton Hermes, na categoria indústria; Andiara Regiane Duarte Balador e Antonio Galdino, na categoria comércio e serviços; Ivaney Ferreira Feniman e Rosilayne Maria dos Santos, trabalhadores rurais e Victor Henrique Vergara, jovem trabalhador. Ainda foram homenageados João Sonchini, Isabel Cristina Ramos da Silva, Izirdinha Aparecida Bonani Nishihara e Luiz Vanderlei de Mattos.

“Todos os trabalhadores merecem nosso aplauso, pois com dedicação, atitudes honrosas e generosas no desempenho de suas funções contribuem para o progresso de nossa cidade. E a entrega dessa homenagem é um reconhecimento aos que empreendem sua força de trabalho pela construção de um futuro melhor para todos”, comentou o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira.

Para o presidente da Intersindical, Antonio Lopes Passos, que representa seis sindicatos, os trabalhadores homenageados representam todos os trabalhadores de São Carlos. “Estamos aqui para apoiar o primeiro de maio, comemorado mundialmente”.

Atuando na área de confecção, Lenir Vieira Dantas, foi escolhida a trabalhadora do ano na categoria indústria. Segundo ela, foi uma grande surpresa. Porém, atribuiu o prêmio a fazer o que gosta e a sempre buscar novos conhecimentos e se aperfeiçoar.  Já para a homenageada, Izirdinha Aparecida Bonani Nishihara, sua inspiração vem da família e do incentivo que recebe dela como profissional.