SÃO CARLOS - Escolas participam de evento no Parque Ecológico

19/06/2013 22:58


Em comemoração ao aniversário de dois anos das filhotes de Urso de Óculos, que nasceram no Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” em São Carlos, foi realizada na manhã desta quarta-feira (19), uma festa com a presença de cerca de 80 crianças da CEMEI Cônego Manoel Tobias, de São Carlos, e da CEMEI Hilarinho Sanzovo, de Jaú, além de funcionários do Parque e do secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa. As aniversariantes receberam os parabéns, cantado pelas crianças, bolo feito de frutas e um novo brinquedo montado no recinto. A comemoração contou com pipoca para as crianças.

Conhecidos cientificamente como Tremarctus ornatus, as duas filhotes são exemplares raros desse urso sul-americanos que nasceram em cativeiro. Elas são crias do casal de ursos Princesa e Jabú, patriarcas de uma longa lista espalhados em vários zoológicos do Brasil.

Segundo o administrador do Parque, Fernando S. Magnani, a data é importante para reforçar o trabalho de conservação. “Não sabemos se esses exemplares ficarão no Parque ou se irão para outro lugar, mas o importante é que temos uma espécie muito bem gerenciada e conservada em cativeiro, um animal emblemático que atrai as pessoas e ajuda na conscientização da conservação para outras espécies também”.

Pérsio Romaldo Santos, coordenador de educação ambiental do Parque, explicou que durante todo o ano são desenvolvidas atividades e eventos, buscando a conscientização da importância da preservação. “São atividades lúdicas, por meio das quais chegamos ao nosso objetivo”.

Para José Carlos Correa, realmente, a festa foi uma oportunidade emocionante de ver a interação das crianças com os animais.

O aluno da CEMEI Hilarinho Sanzovo, Michel O. Ventura, de 5 anos, disse que esperava que as filhotes fossem menores. Os alunos estão desenvolvendo, em sala de aula, projeto sobre o meio ambiente e a visita ao Parque faz parte do trabalho.

Nos próximos meses, as filhotes, segundo Fernando. Magnani, serão separadas da mãe. “Elas estão começando a vida. Hoje o Brasil todo depende dos ursos que nasceram aqui em São Carlos. A primeira ursinha, Capitu, foi para Salvador há anos e já é avó de vários outros ursinhos pelo país. Isso demonstra a importância da reprodução em cativeiro em zoológicos, como um pilar forte para educação ambiental”.

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30, telefones 16-33614456 / 33612429 ou pesc@pesc.org.br.