SÃO CARLOS - Encontro de Santos Reis e “Arraiá” agitam Santa Felícia

24/07/2013 18:19


No próximo final de semana (27 e 28), na Praça dos Coqueiros no bairro Santa Felícia, acontece o 13º Encontro Regional de Companhias de Santos Reis de São Carlos e Região e também o 9º Arraiá da Santa Felícia.

O encontro regional, que é realizado pela Prefeitura de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, tem apoio da Companhia de Santos Reis Estrela Guia e também da ONG Formiga Verde, reunirá vários grupos culturais da cidade e da região.

O evento faz parte do calendário oficial do município e até a última quarta- feira, já contava com mais de 20 companhias inscritas. A Folia de Reis, festejo que é tradição em todo o Brasil, começou em Portugal e na história original retrata a passagem bíblica em que Jesus foi visitado pelos três Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Melchior.

Na cultura popular brasileira, as festividades natalinas eram comemoradas por grupos de pessoas - Companhias de Reis- que visitavam as casas tocando e cantando músicas em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, em seis (6) de janeiro.

Já o “Arraiá da Santa Felícia”, em sua 9ª edição promete agitar o bairro com várias atrações e diversão para todas as idades, além de barracas típicas das festas juninas com muito quentão e vinho quente.

Segundo Ney Villela, coordenador de artes e de cultura do município, “estas festividades são importantes marcos da cultura popular devendo ser preservadas e a participação da comunidade incentivada, pois ela é fundamental para a sobrevivência e manutenção dessa cultura e também das suas próprias raízes”, afirmou.