SÃO CARLOS - Ditinho quer assistência psicopedagógica na rede municipal de ensino

24/07/2013 13:55

 

O vereador Ditinho Matheus (PMDB) apresentou indicação à Prefeitura solicitando a implantação de Assistência Psicopedagógica em toda a rede municipal de ensino de São Carlos, tendo em vista a quantidade de crianças e adolescentes que necessitam urgentemente de ajuda de profissionais com formação oferecida pelos cursos de Psicopedagogia em instituições e universidades.

“É importante o desenvolvimento de políticas voltadas para o combate ao fracasso escolar que se apresenta de forma alarmante e persistente em nossas estatísticas sobre a educação brasileira”, avaliou.

Segundo Ditinho, a escola que deveria ser o local de promoção do desenvolvimento das potencialidades de todos os indivíduos “torna-se, para muitos, palco de fracassos ou de desenvolvimento insatisfatório e precário”.

De acordo com o parlamentar essa situação só poderá ser enfrentada se o processo de aprendizagem for analisado “sob uma perspectiva que considere não só o contexto social em que esta prática se dá, mas simultaneamente com a visão global da pessoa que aprende e suas dificuldades nesse processo”.

A resposta para tal desafio, segundo Ditinho, é a prática psicopedagógica exercida por um profissional especializado. “O psicopedagogo, cuja atuação visa não apenas a sanar problemas de aprendizagem, mas considera as características multidisciplinares da pessoa que aprende, buscando melhorar seu desempenho e aumentar suas potencialidades de aprendizagem”. Ele ainda ressalta que “esse profissional adquiriu conhecimentos multidisciplinares e manuseio de instrumentos psicopedagógicos específicos que lhes permitem uma atuação eficaz junto aos alunos”.

Ditinho afirmou que a Psicopedagogia é utilizada em todo mundo, inclusive no Brasil com projetos desse gênero implantados em São Paulo e Cajamar, com um grande acervo de trabalhos científicos publicados em revistas, livros e boletins, bem como dissertações de mestrado e teses de doutorados, “constituindo um conjunto consistente de conhecimentos no qual está embasada essa atuação”.

O vereador espera que o prefeito viabilize estudos para a elaboração de lei que ofereça a implantação de Assistência Psicopedagógica em toda rede municipal de ensino. “Essa ação com certeza trará melhoria da qualidade de aprendizado e apoio a problemas que podem causar indisciplina, dificuldade de desenvolvimento, ambientação e abandono escolar”.