SÃO CARLOS - Desembargador ministra palestra na Câmara sobre o papel dos conselheiros tutelares

30/04/2013 22:57

 

Na noite da última segunda-feira (29), foi realizada na Câmara Municipal de São Carlos uma audiência pública sobre as atribuições e responsabilidades do Conselho Tutelar.

A solenidade contou com a presença do desembargador Antônio Carlos Malheiros, palestrante da noite, das secretárias Beatriz Tolentino (Infância e Juventude) e Wiviane Spaziani Tiberti (Cidadania e Assistência Social), do procurador geral do município, Waldomiro de Oliveira Bueno, do juiz da Vara da Infância e Juventude de São Carlos, Cláudio do Prado Amaral, do juiz federal João Roberto Otávio Júnior, do defensor público Jonas Zoli Segura, do juiz Paulo César Scanavez, do coordenador do Conselho Tutelar de São Carlos, Marcos Alexandre da Fonseca, do presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Antônio de Almeida Silva Filho e demais autoridades.

O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral, abriu oficialmente a audiência e na sequência o desembargador Antônio Carlos Malheiros ministrou palestra sobre a atuação dos conselhos e também falou da sua experiência nas ruas exemplificando como são desenvolvidas as atividades dos conselheiros tutelares e como devem ser feitas suas atividades e também enfatizando algumas funções que o conselheiro deve exercer. “Os conselheiros tutelares tem que ir às escolas, creches, associações de bairro oferecer palestras explicativas sobre o trabalho desenvolvido por eles. A pessoa que realiza este tipo de trabalho tem que estar sempre a disposição, estar sempre em alerta, seja qual horário for para ajudar o próximo, com coragem de enfrentar os obstáculos para executar suas atividades com sucesso”, orienta o desembargador Malheiros.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, que deve garantir o cumprimento dos direitos e a segurança da criança e do adolescente, e todo o processo seletivo e eletivo deve cumprir as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).