SÃO CARLOS - Cidinha consegue espaço na FESC para projeto de saúde de idosos

17/05/2013 19:03

 

A vereadora Cidinha do Oncológico (PHS) conseguiu junto ao Executivo a  disponibilização de uma sala na FESC (Campo do Rui) para aplicação de projeto relacionado a reabilitação de pessoas com osteortrose (doença reumática que acomete a população idosa) desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo. O serviço, segundo ela, está em fase de divulgação e seleção de voluntários, homens e mulheres, com idade ente 60-80 anos que tenham osteoartrose (mão e joelho).

 Após a triagem inicial, serão realizados exames de raio-x no Hospital Escola.  Após o parecer da médica do IFSC, as avaliações específicas serão realizadas na sala disponibilizada pela FESC e em seguida, o tratamento será iniciado (2 sessões por semana cada pessoa). O projeto durará dois semestres. Os interessados deverão entrar em contato com a USP - Grupo de Óptica – IFSC, pelo telefone 3373-9810 (ramal 216, com Alessandra ou Fernanda) ou  enviar e-mail: arpaolillo@yahoo.com.brou fer.nanda.rp@hotmail.com

Cidinha destacou a importância do projeto tecnológico e inovador desenvolvido pelo   IFSC - USP para reabilitação de pessoas com osteortrose. O objetivo é reduzir a dor e o processo inflamatório, com melhora da função articular, dos músculos e tendões, assim como o aumento da amplitude de movimento, força muscular, equilíbrio, mobilidade e maior desempenho físico aumentando consideravelmente sua qualidade de vida.

Osteortrose ou osteortrite (artrose) é uma doença crônica e degenerativa caracterizada por dor e perda gradual da cartilagem hialina articular. Ocorre frequentemente em pessoas acima de 50 anos.O  IFSC - USP se dispõe a oferecer todo processo tais como sessões, materiais, profissionais e equipamentos gratuitos, inicialmente para 70 voluntários com idade entre 60 e 80 anos,  com osteortrose de joelho ou mão.