SÃO CARLOS - Cidade participa do 2º Encontro do Programa Cidades Sustentáveis

15/04/2013 21:41

 

Como cidade signatária do Programa Cidades Sustentáveis, São Carlos participou do 2º Encontro de Signatários do Programa Cidades Sustentáveis, realizado nos dias 10 e 11 de abril, no Instituto Goethe, em São Paulo. Com o objetivo de oferecer capacitação aos gestores, São Carlos foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi.

Participam do programa mais de 220 municípios brasileiros e, neste 2º. encontro, um dos assuntos em pauta foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na ocasião, foi lançado um guia que ajudará os municípios a implantar a PNRS dentro de seus prazos, de forma efetiva e inclusiva. Para o secretário, ficou claro que esse é um dos grandes problemas do Brasil e que os municípios têm que investir pesadamente na questão. Outro tema em destaque foi a compostagem, para produção de adubo orgânico.

Segundo Tundisi, foi muito importante a participação de São Carlos no evento, já que se confirmou que aquilo que se está fazendo na cidade, em relação à sustentabilidade, está de acordo com o programa. “Estamos no caminho certo para uma cidade mais limpa. Uma cidade que tenha mais emprego, mais renda e tenha um conjunto de indicadores que fazem parte do programa de sustentabilidade”, comentou. Além de novas ideias, para ele, foi a oportunidade de trocar informações com outros municípios.