SÃO CARLOS - Chuva forte alaga vários pontos da cidade

23/02/2013 16:38

Mauricio Duch

A Prefeitura de São Carlos, através da Defesa Civil, da Guarda Municipal, Secretarias de Transporte e Trânsito, de Serviços Públicos, SAAE, SAMU e Gabinete do Prefeito, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, trabalhou durante toda a noite desta sexta-feira (22), para minimizar os transtornos causados pela forte chuva que caiu durante mais de duas horas na cidade.

Alguns pontos críticos da cidade, como a rotatória do Cristo, a região do Kartódromo e da CDHU foi necessário bloquear o trânsito devido à forte enxurrada nessas vias. Muitos carros foram encobertos pela água e uma ponte no cruzamento da avenida Comendador Alfredo Maffei com a rua Dom Pedro, no centro da cidade, cedeu.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, choveu 53 milímetros somente em 20 minutos, o que equivale a 53 litros por metro quadrado. “Várias regiões da cidade ficaram alagadas, sendo registrados 26 pontos de alagamento. As regiões mais críticas foram a do Kartódromo, nas confluências dos córregos Santa Maria do Leme e Monjolinho, na avenida Trabalhador São-carlense com Francisco Pereira Lopes, próximo a USP, sendo que nesses locais vários veículos foram encobertos pela água”.

A Defesa Civil também constatou alguns alagamentos em residências e desmoronamentos e colapso parcial de edificações.

Na manhã deste sábado (23), o Gabinete do Prefeito se reuniu para avaliar a situação e dar andamento ao plano emergencial para atendimento de todos os casos de desastres causados pela chuva. O Prefeito Paulo Altomani determinou e as equipes de limpeza já estão nas ruas trabalhando.

“Pedimos paciência e a colaboração da população para que possamos resolver os transtornos causados por essa forte tempestade que caiu na nossa cidade. Todas as equipes da Prefeitura já estão trabalhando para que tudo volte ao normal”, garantiu Altomani.

A Defesa Civil ressalta que em casos como esse a população sempre deve acionar os órgãos de emergência, através dos telefones 199, 192, 193, e pedir ajuda.