SÃO CARLOS - Câmara sediou abertura do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”

26/03/2013 12:22

 

Foi aberto na manhã desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de São Carlos, o projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”, com palestra do juiz André Luiz Macedo, a cerca de 70 alunos da Escola Estadual “Coronel Paulino Carlos”. O projeto é realizado em parceria pela Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Poder Judiciário.

A diretora regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, participou do evento que contou com presenças da promotora pública Neiva Paula Paccola; da defensora pública, Camila Renata Teixeira; do delegado seccional de polícia de São Carlos, Luis Antônio Rodrigues; do comandante da 1ºCompanhia da Polícia Militar de São Carlos, capitão Jefferson Lopes Jorge, e da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Carlos, Isabel Marcomini Siqueira. Juntamente com o juiz da Vara Criminal, as autoridades presentes conversaram com os alunos sobre as funções de seus respectivos cargos.

O Projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola” tem como objetivo conscientizar professores e alunos – alcançando também seus pais e responsáveis – sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais. Também busca propiciar leitura, análise e pesquisa que levem à reflexão ética sobre os conceitos de cidadania e justiça, além de servir como subsídio ao conteúdo curricular das escolas, inserindo os estudantes no contexto do regime democrático brasileiro.

No decorrer da semana, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares visitarão as escolas da cidade, aprofundando o conhecimento de modo educativo sobre os direitos e deveres dos cidadãos e as funções de cada uma das instituições, dialogando com as crianças e permitindo-lhes o conhecimento das atividades em relação à cidadania.