SÃO CARLOS - Altomani: "São Carlos ganha 100 obras de Salvador Dalí"

08/04/2013 19:38

 

O prefeito Paulo Altomani recebeu nesta segunda-feira (8), do empresário Lover Ibaixe a doação de 100 obras do pintor espanhol Salvador Dalí para a Prefeitura de São Carlos. A coleção de gravuras originais de Salvador Dalí pertence ao empresário, 80 anos, fazendeiro, são-carlense há muito tempo radicado em Goiânia.

As gravuras retratam “A Divina Comédia” do poeta renascentista Dante Alighieri. As ilustrações estão organizadas em três grupos, assim como a estrutura da obra literária, representando a viagem de Dante pelos três reinos do além: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. 

O colecionador explicou como adquiriu essa coleção de Salvador Dalí. “Sempre passei minhas férias na Espanha e, em uma dessas viagens conheci o jornalista Miguel Utrillo, que nasceu em Figueres como Dalí, e era amigo pessoal do artista desde criança. Em uma de minhas últimas visitas a Miguel, em Madri, no final dos anos 80, ganhei dele cinco desenhos muito pessoais feitos por Salvador Dalí nos anos 70. Pedi então para Miguel intermediar um encontro meu com a mulher de Dalí, Gala, o que aconteceu anos depois, já em 1990. Nesse encontro pretendia adquirir uma obra, mas a resposta foi negativa. Porém descobri a fascinação de Gala por ouro e ofereci 300 moedas de ouro antigas pela coleção de 100 gravuras feitas por Dalí para ilustrar A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Me lembro até hoje que trouxe essas obras imediatamente para o Brasil e coloquei no cofre de um banco, da onde elas saíram muito pouco”, explicou Ibaixe.

Em 2002 o empresário cedeu as obras para uma exposição na Câmara dos Deputados, ocasião na qual também foi confirmada pela perita inglesa Juliette Murphy, a autenticidade da coleção. A segunda vez que a obra deixou o banco foi para uma exposição em prol do Instituto Cultural Antonio Ibaixe, instituição que leva o nome do pai do empresário.

Após apresentação de um catálogo com todas as obras da coleção “A Divina Comédia de Dalí” – coleção Lover Ibaixe, impressa pela Câmara dos Deputados, o empresário e o prefeito Paulo Altomani assinaram um protocolo de intenção de doação entre o município de São Carlos e o doador. Neste protocolo ficou estabelecido que o município providencie local adequado e seguro para receber o acervo, comprometendo-se a deixá-lo exposto permanentemente, bem como, fica responsável pelos custos decorrentes do transporte, higienização, desinfecção, limpeza, separação, diagnóstico e catalogação do acervo. Também ficou definido que o acervo será identificado como “Antônio Ibaixe”, pai do doador.

Questionado pela imprensa sobre porque não deixaria essas obras na família, o colecionador respondeu: “quero deixar para minha cidade, só tenho um filho e três sobrinhos, por isso acho que deixando para São Carlos, deixo essa grandiosa obra para todos os brasileiros”, finaliza o colecionador.

Para o prefeito Paulo Altomani é um presente inestimável para a cidade. “Agora a nossa Coordenadoria de Artes e Cultura vai analisar qual o melhor local para acomodar essas obras. A nossa intenção é construir um espaço adequado, climatizado, com iluminação especial. Vamos completar 100 dias de governo e ganhamos 100 obras de presente. E nada mais justo que no dia do aniversário de São Carlos, 4 de novembro, entreguemos essas obras de presente para a cidade”, concluiu o prefeito.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Cláudio Di Salvo, o presidente do Cepam, Lobbe Neto, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, o coordenador de Artes e Cultura, Ney Vilela, o procurador jurídico da Prefeitura, Waldomiro Bueno, os secretários de Educação, Carlos Andreucci, de Governo, Júlio Soldado, de Comunicação, Luciano Arantes, o coordenador da Oficina Cultural, Alessandro Spaziani, o médico Romeu Santini e o empresário Álvaro Anselmo Perez.