RIBEIRÃO BONITO - Sede do Departamento de Promoção Social é transferida

19/07/2013 10:49


Fonte: Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito


O Departamento de Promoção Social, o Fundo Social de Solidariedade e o Conselho Tutelar de Ribeirão Bonito foram transferidos para um novo prédio. A sede, que abrigou a 2ª Companhia do 38° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) até meados de 2007, passou por reparos e recebeu nova pintura para abrigar os órgãos públicos. De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Bonito, a antiga sede do Setor Social deve ser transformada em uma Casa Abrigo.

Funcionários do departamento, a diretora Vera Lúcia Simões Celestino, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Heloísa Guedes Torrezan Forte e conselheiras tutelares estão em mudança desde o início da semana. Equipamentos e móveis já estão no novo prédio, mas muita coisa ainda precisa de organização. Segundo a primeira-dama, a amplitude das novas dependências permite o armazenamento de doações para encaminhamento às famílias carentes.

A nova sede do Setor Social, que fica em frente ao Centro de Especialidades Municipal (CEM) – onde está instalado o Departamento de Saúde –, também atenderá a medidas socioeducativas. Já o antigo prédio, localizado na Rua Dr. Pirajá da Silva, deve ser transformado em abrigo para receber menores em situação de vulnerabilidade, seguindo recomendação do Ministério Público da Comarca. Em 2011, o MP instaurou inquérito devido à inexistência de serviço de acolhimento na Comarca.

Vandalismo – Apenas este ano, o prédio que abrigou o Departamento de Promoção Social no Centro de Ribeirão Bonito foi alvo de depredação por duas vezes. Em abril, uma pedra foi atirada contra uma janela da sala da primeira-dama e destruiu os vidros. Já no início deste mês, as pedras foram atiradas contra a porta principal do prédio, mas novamente atingiram a sala da primeira-dama. Para a diretora Vera Lúcia Celestino, a série de ataques “parece perseguição”.