RIBEIRÃO BONITO - Moradores do Centro e Morumbi devem reativar associação

16/05/2013 10:34

 

Fonte: Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

 

Quase 15 pessoas se reuniram na noite desta quarta (15) para discutirem a reforma da Associação de Moradores do Centro e dos bairros Jardim Primavera e Morumbi I e II. No encontro, que durou por volta de uma hora, os presentes receberam orientações sobre a importância de uma entidade com os moldes propostos e para atraírem novos moradores à próxima reunião, que ainda não foi marcada. É a segunda reunião com o objetivo de reativar uma associação de bairro em Ribeirão Bonito.

Impulsionada pela diretoria de Integração de Bairros da Amarribo, a iniciativa de formar associações de moradores em Ribeirão Bonito teve início em meados de 2009. No Jardim Centenário, cerca de 20 pessoas criaram a Associação de Moradores dos Bairros Interligados (AMBI) em setembro. Outros 35 moradores criaram a Associação de Moradores dos Bairros das Malvinas (AMBM) dias depois. Já no distrito, cerca de 50 reativaram a Associação de Moradores e Amigos de Guarapiranga (AMAG).

O movimento chegou à região central da cidade em março de 2010. Quase 30 pessoas participaram da primeira reunião na sede da Amarribo. No mês seguinte, pouco mais de 20 elegeram a diretoria provisória e escolheram o nome da Associação de Moradores do Centro, Morumbi I e II, e Jardim Primavera. No entanto, à exemplo da AMBI e da AMBM, a AMOCEMPRI, como ficou conhecida, acabou perdendo forças e deixou de existir sem, ao menos, ser reconhecida legalmente.

No fim do mês passado, após um pedido do prefeito Wilson Forte Júnior (PMDB), o grupo que iniciou as associações no município decidiu se mobilizar para reestruturar as organizações inativas. A AMBI foi o primeiro alvo dos trabalhos e por volta de 20 pessoas participaram da primeira reunião, que teve por finalidade discutir a formação da nova diretoria, uma vez que a entidade está regularizada desde outubro de 2010. O novo impulso atraiu moradores de outras partes da cidade.

Marcada em cima da hora, a discussão para reestruturar a AMOCEMPRI reuniu 14 pessoas no Salão Paroquial, mas outras demonstraram interesse e só não puderam participar em decorrência de outros compromissos. Com o exemplo das conquistas da AMAG, em Guarapiranga, moradores pretendem passar o que foi tratado nesta quarta a vizinhos e amigos para atraí-los a um novo encontro, que ainda não tem data, mas já deve eleger uma diretoria provisória, por três meses.

À frente dos trabalhos, Sandra Maria Braga Pessa explanou sobre a intenção da organização, que é o de fortalecer as reivindicações dos moradores e auxiliar a administração a detectar e solucionar os problemas da cidade. Sandra também citou o papel importante das associações em reforçar pedidos do Poder Público por recursos nas esferas estadual e federal. Para dar sequência ao movimento, uma reunião deve ser agendada para discutir, também, a reestruturação da AMBM no próximo mês.