RIBEIRÃO BONITO - Mais de 100 pessoas protestam nas ruas

24/06/2013 10:49


Fonte: Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito


Cerca de 120 moradores foram às ruas em Ribeirão Bonito na tarde deste sábado (22) em um ato público de apoio às manifestações registradas em todo o país na última semana. Organizada por um grupo de jovens através da rede social Facebook, a manifestação se concentrou na Praça dos Três Poderes e seguiu em passeata, passando pela Câmara Municipal, até a Praça da Matriz. Após o protesto, os organizadores foram ao trevo da cidade limpar uma pichação.

Policiamento reforçado na cidade. Três viaturas da Polícia Militar foram posicionadas em frente à Prefeitura de Ribeirão Bonito, mas o clima era pacífico. Os manifestantes chegavam aos poucos para a passeata desde as 14 horas. As faixas foram produzidas, em sua maioria, na concentração do ato, e as pessoas pintaram os rostos com as cores verde e amarela. Por volta das 15 horas, a execução do Hino Nacional deu início a passeata pelas principais ruas da região central da cidade.

O grupo deixou a Praça dos Três Poderes pela Rua Dr. Mello Peixoto, passou pela Praça Sylvio Gomes de Camargo, onde fica a sede do Poder Legislativo, e chegou à Rua São Paulo, principal via do município. Com palavras de ordem, como o convite para que outros moradores também fossem às ruas, o grupo seguiu seu percurso pela Rua Dr. Pirajá da Silva e Jornalista Sebastião Macedo até as escadarias da Igreja Matriz, onde falaram sobre as reivindicações e cantaram o Hino Nacional.

Dois vereadores aderiram ao movimento e pintaram os rostos: Manoelito da Silva Gomes (DEM) e Marcelo Antonio Lollato (PMDB) acompanharam a passeata. Já na Praça da Matriz, o vereador Joseilton de Jesus (PSDB) se uniu a manifestação. Após a dispersão, organizadores do movimento se dirigiram ao trevo de acesso ao município e limparam uma pichação, que surgiu durante a semana e de autoria desconhecida, mas que não tem relação com a manifestação [foto abaixo].

Reivindicações

Nos cartazes, as mensagens apresentadas seguiram o roteiro nacional. Críticas aos gastos excessivos para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, a falta de investimentos em Saúde e Educação, rejeição à PEC 37 – que limita os poderes de investigação do Ministério Público –, à proposta da chamada “Cura Gay” e à Corrupção. Alguns manifestantes criticaram particularidades de Ribeirão Bonito, como a falta de um banheiro público na praça central da cidade.

Mensagens

Entre os principais dizeres expostos, alguns se destacaram como: “Um país mudo não muda”; “Não estamos em Ordem, mas estamos em Progresso”; “Desculpem o transtorno, estamos mudando o Brasil”; “Tem tanta coisa errada que não cabe em um cartaz”; “Para quem passa fome a Copa é besteira”; “Me chama de Copa e investe em mim. Ass: Educação”; “Não é só por R$ 0,20”; “Liberdade de Expressão tá na Constituição”; e “As 5 causas”, do movimento.

Histórico

Na cidade em que mobilizações populares provocaram a queda de dois prefeitos e de dois vereadores entre 2001 e 2008, além da renúncia de outros três parlamentares, a juventude assumiu a organizações de manifestações em apoio à onda de protestos que se espalhou pelo país na última semana. Com o grito de ordem “O Gigante Acordou”, mais de um milhão foram às ruas em várias partes do Brasil cobrar, entre outros, a reforma política.

Segundo especialistas, é uma das maiores mobilizações da história do Brasil, ao lado de episódios como o das “Diretas Já” e do “Fora Collor”. O estopim, no entanto, foi o aumento de R$ 0,20 na tarifa do transporte público em São Paulo. A presidente Dilma Rousseff se pronunciou na noite desta sexta-feira (21) em cadeia de rádio e TV para declarar apoio às manifestações pacíficas, repudiar atos de vandalismo e violência, e anunciar algumas mudanças para atender aos manifestantes.

Em Ribeirão Bonito, a manifestação foi anunciada no início da semana e deu origem a discussões nas redes sociais. Um abaixo-assinado dirigido ao prefeito Wilson Forte Júnior (PMDB) passou a circular com o pedido de uma audiência pública para que o chefe do Executivo fale sobre sua administração e seu plano de governo. Nenê Forte, em entrevista, declarou apoio aos manifestantes e disse que está tranquilo quanto às cobranças, sinalizando que atenderá ao pedido de audiência.