RIBEIRÃO BONITO - Cidade realiza IV Conferência de Assistência Social

21/06/2013 09:43

 

Fonte: Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito


Aproximadamente 30 pessoas, entre autoridades, representantes do Conselho Tutelar e assistentes sociais, participaram na manhã desta quarta-feira (19) em Ribeirão Bonito da IV Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pela prefeitura através do Departamento de Promoção Social, foi realizado na sede da Associação Ribeirão-Bonitense de Educação e Assistência, a Guarda Mirim, concluído com a eleição de delegados para a etapa estadual.

Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, a conferência foi convocada pelo Governo Federal em dezembro de 2012. A etapa nacional deve ocorrer entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2013 em Brasília. Em São Paulo, o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS) deliberou no dia 5 de fevereiro sobre a realização da etapa estadual, que deve ocorrer em Atibaia, entre os dias 1 e 3 de outubro deste ano.

Em Ribeirão Bonito, a conferência foi convocada pelo prefeito Wilson Forte Júnior (PMDB). O evento contou com a participação da primeira-dama Heloísa Guedes Torrezan Forte, chefes de quatro pastas do Executivo, cinco vereadores – José Sebastião Baldan (PMDB), Joseilton de Jesus (PSDB), Marcelo Antonio Lollato (PMDB), Pedro Maia Almeida e Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB) –, profissionais da Educação, assistentes sociais e integrantes do Conselho Tutelar.

O encontro foi iniciado com a execução do Hino Nacional e apresentação de um vídeo produzido pelo BMR em homenagem ao município por volta das 9h. A conferência teve sequência com a palestra de Maria Aparecida Nery, graduada em Administração de Empresas com especialização em Administração de Recursos Humanos pela FAAP-SP e em Planejamento e Gestão Educacional pela UNESP, mestre em Educação pela UNESP e ainda doutorada em Educação.

Maria Aparecida focou no tema principal da conferência, que tem por objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento. Durante sua explanação, foram apresentados dados sobre repasses anuais aos municípios para investimento exclusivo na área Social e as dificuldades na aplicação. Também foi abordado o cofinanciamento obrigatório e as gestões do SUAS, do trabalho, dos serviços e projetos, e dos benefícios.

Por volta das 11h, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho para elencarem as propostas a serem apresentadas, discutidas e votadas pouco depois. Entre as exposições, projetos que já estariam em prática no município, mas sem o conhecimento de outros departamentos, geraram discussão em torno da falta de comunicação entre as pastas da administração. Ao fim do encontro, foram eleitos quatro representantes do município para a etapa estadual da conferência.