REGIÃO - São Carlos participa do 5° Encontro Estadual de Alimentação Escolar

15/05/2013 19:19

 

Nesta quinta-feira (16), a partir das 8h, na ABASC, acontece o 5° Encontro Estadual de Alimentação Escolar que é promovido pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo.

O evento conta com a parceria da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “Para nossa cidade é muito importante receber um evento deste porte e com este tema, pois temos uma grande preocupação com a alimentação escolar que é oferecida aos nossos alunos. Incentivamos a agricultura familiar e oferecemos alimentos de qualidade”, garante Cláudio Di Salvo, vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

O Conselho Estadual de Alimentação Escolar programou palestras com temas atuais como “Recomendações dos órgãos de fiscalização externa na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, “O novo sistema de prestações de contas: orientações práticas”, “A agricultura familiar: experiências bem sucedidas”, “O controle sanitário dos alimentos”. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP) realizarão plantões técnicos com o objetivo de esclarecer as dúvidas. Os participantes conhecerão os últimos lançamentos na área de alimentação escolar. A programação é voltada para a capacitação dos conselheiros e nutricionistas da área de alimentação escolar.

Em São Carlos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento desenvolve uma importante função com a aquisição e escoamento da produção agrícola familiar. As ações que envolvem a alimentação escolar são acompanhadas por uma equipe especializada envolvendo o trabalho de nutricionistas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas que compõem o Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (SIATER), que garante o oferecimento de produtos de alta qualidade.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento prevê um aumento na compra de produtos da agricultura familiar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (FNDE/PNAE), chegando a 42% esse ano. O Governo Federal estabelece que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30% dever ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar. “Vamos aumentar o volume de compras por esse sistema. Já cumprimos a lei, porém a nossa intenção é adquirir cada vez mais produtos da agricultura familiar”, explicou Di Salvo.

Atualmente São Carlos possui 283 agricultores cadastrados, tanto no município como na região abrangendo as cidades como Araraquara, Ibaté, Itirapina e Descalvado, que fornecem produtos hortifrutícolas, grãos e mel. Para garantir o abastecimento e uma alimentação saudável a Prefeitura de São Carlos também ampliou a Unidade de Processamento de Alimentos que conta com a parceria do INCRA. Hoje 12.000 kg entre verduras, legumes, tubérculos e frutas são processados mensalmente e destinados às unidades escolares.