REGIÃO - São Carlos atinge metas do Programa Primeiríssima Infância

17/05/2013 21:01

 

O Programa Primeiríssima Infância é uma parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e municípios paulistas de médio porte ou bairros de regiões metropolitanas, que desenvolvem atividades de intervenção direta em comunidades por meio de projetos sociais. O programa visa mobilizar e instrumentalizar os serviços nas áreas da saúde, educação infantil, assistência social e ONGs locais para a priorização e qualificação da atenção à primeira infância.

São Carlos participa do projeto desde 2009 e busca a adoção de boas práticas que promovam o desenvolvimento infantil, além de mobilizar e instrumentalizar as comunidades locais para a priorização e qualificação da atenção à primeira infância, com enfoque na promoção do desenvolvimento integral (físico, cognitivo e psicossocial) e integrado, isso envolve, principalmente, a melhoria do atendimento a gestantes, mães e crianças em hospitais, postos de saúde, maternidade, creches e outros serviços.

Na manhã da última quarta-feira (15), membros da Fundação estiveram no Paço Municipal para apresentar uma avaliação do Programa. Diversos aspectos foram acompanhados e a avaliação foi muito positiva. O município evoluiu na maioria dos indicadores analisados, principalmente no que diz respeito à preparação dos profissionais da área (educadores, enfermeiros, assistentes sociais, etc), no apoio dos pais em relação ao desenvolvimento dos filhos, na mobilização da comunidade e do poder público no assunto e na implementação de espaços lúdicos comunitários para as crianças.

Segundo Tomaz Chianca, que apresentou os resultados para os presentes, em muitos aspectos São Carlos apresenta uma situação bem próxima do ideal. Ele afirmou ainda que o indicador que mais avançou na cidade foi a mobilização por parte da comunidade e do poder público em torno das questões que envolvem aspectos relacionados a educação, saúde e assistência, passando pelas mais diversas áreas do conhecimento.

O encontro contou com a presença da primeira-dama e presidente o Fundo Social de Solidariedade “Amai-Vos”, Alice Altomani, da secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, do secretário executivo do Programa Primeiríssima Infância em São Carlos, Natanael Alves da Silva e de representantes de diversas áreas envolvidas no projeto como educação, saúde, assistência social e a Pastoral da Criança. Cada um na sua área de atuação relatou as experiências e projetos desenvolvidos localmente.