REGIÃO - Prefeitos de 17 cidades debatem fortalecimento regional

15/04/2013 17:18


O prefeito Marcelo Barbieri liderou na sexta-feira (12), em Borborema, a terceira reunião da Aprec (Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo), que debateu vários assuntos de interesse comuns dos municípios, como a federalização do Hospital Escola e maior integração das cidades.

Na abertura do evento, no Clube Recreativo Borboremense, Marcelo destacou o mutirão contra a dengue realizado por quinze prefeituras o mês passado, definido durante a reunião da Aprec, em São Carlos.

“A dengue é uma constante preocupação de todos nós e por isso o mutirão foi importante, porque é uma forma de combater o problema em âmbito regional”, afirmou.

Marcelo também agradeceu a presença dos 17 prefeitos em Borborema, que assistiram a várias palestras e debateram questões  sobre saúde, turismo e financiamentos públicos, entre outras.

Um dos palestrantes, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Edson Aparecido, ressaltou a importância da Aprec como forma de fortalecer os municípios da Região Central do Estado.
”É preciso uma integração cada vez maior das prefeituras para reverter a difícil situação financeira vivida atualmente nos municípios”, disse o secretário, que ressaltou também a liderança do prefeito Marcelo Barbieri.
Edson Aparecido ainda citou as parcerias realizadas entre o Governo do Estado e os municípios paulistas, que possibilitam a liberação de mais recursos por meio de convênios.
“O governador Geraldo Alckmin vem assinando uma série de convênios e liberando verbas reivindicadas pelos prefeitos, inclusive através de emendas parlamentares”, acrescentou o secretário da Casa Civil.


Turismo regional
Na abertura da Aprec, um vídeo institucional apresentou a proposta de Borborema de se transformar em uma estância turística, já que é banhada pelo Rio Tietê e possui praia artificial bastante freqüentada, como enfatizou o prefeito anfitrião, Virgilio Amaral.
Sobre essa questão, o deputado estadual João Caramez defendeu o fortalecimento do turismo no Interior do Estado. Para tanto, o parlamentar pediu moção de apoio aos prefeitos, aprovada durante a reunião, ao Projeto de Lei Complementar número 32, de 2012 (PLC 32), visando à liberação de mais recursos para municípios que tenham vocação turística. 
O vice-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Adilson Aparecido de Oliveira, afirmou que existe o interesse do Governo Federal na proposta de federalização do Hospital Escola de São Carlos, debate já sugerido em reuniões anteriores da Aprec.
Ficou definido, durante a reunião de Borborema, que o prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, intermediará a discussão deste assunto junto aos órgãos competentes, como representante da Associação. 
A Aprec também debateu a proposta do Banco do Brasil, com o gerente de Negócios Imobiliários, Rony Aurélio, em abrir novas linhas de financiamento para os municípios via programa Minha Casa Minha Vida. 
Também o representante do Escritório Regional de Araraquara do Sebrae-SP, Gustavo Marques, debateu como os prefeitos o aumento da formalização das micros e pequenas empresas na Região Central.
Participaram do encontro prefeitos e representantes das cidades de Araraquara, Cândido Rodrigues, Guatapará, Matão, Itápolis, Rincão, Santa Ernestina, Ribeirão Bonito, Borborema, Tabatinga, Américo Brasiliense, Nova Europa, Ibaté, Ibitinga, Santa Lúcia, São Carlos, Gavião Peixoto, Taquaritinga, Motuca, Trabiju e Itirapina.