REGIÃO - Palestra sobre drogas reúne dezenas em Ribeirão Bonito

10/04/2013 00:06

 

Fonte: Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Cerca de 50 pessoas participaram na noite desta segunda-feira (8) na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira, no conjunto habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan”, da reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ribeirão Bonito. O evento, que contou com a presença de autoridades, foi marcado pela palestra de um agente da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de São Carlos sobre drogas e estrutura familiar.

No início do encontro, a presidente do Conseg Maria José dos Santos Prior convidou as autoridades para a composição da mesa: vereadores José Sebastião Baldan (PMDB), Marcelo Antonio Lollato (PMDB), Pedro Maia Almeida (PSDB) e Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB); o Cabo PM Reginaldo; o pastor Rubens de Moura; e o palestrante Cláudio Edílio Pinheiro da Silva. Entre outros órgãos, estiveram representados o Departamento Municipal de Educação e o Conselho Tutelar.

Ainda na abertura, após a execução do Hino Nacional, Maria José passou orientações aos presentes sobre as ocorrências de furtos e roubos que foram registradas no município. Segundo ela, a maioria dos casos envolve usuários de drogas que, depois, vendem os produtos do crime com preço abaixo do oferecido em mercado e recomendou a atenção das pessoas com a prática da receptação. A advogada adiantou que deve promover uma reunião com comerciantes da cidade.

Já o palestrante iniciou sua explanação falando sobre sua carreira na polícia e mencionando sua infância e sua criação. Cláudio Silva também comentou que participou de investigações em Ribeirão Bonito e, sem citar, afirmou que conhece os pontos de venda de drogas no município. Durante sua palestra, que segundo ele é apenas um bate-papo, ressaltou a importância da estrutura familiar, que foi o foco da apresentação, na formação de pessoas de bem e na prevenção ao uso de drogas.

Silva disse que há outros tipos de drogas tão prejudiciais à saúde das pessoas quanto às ilegais, como mágoa, rancor e ódio, e apresentou vídeos motivacionais. Ao fim de sua fala, propôs que todos os presentes se abraçassem, falando sobre tudo o que um simples abraço pode transmitir, e encerrou sua participação apresentando um painel com várias espécies de entorpecentes que circulam na região. A próxima reunião do Conseg será em 13 de maio no Jardim Centenário.