POLÍTICA - Vice-Prefeito e secretários participam de encontro em Ribeirão Preto

14/06/2013 18:03


O Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Internacionais da Presidência da República, o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Associação Paulista dos Municípios (AMP), realizaram nesta quinta-feira (13), o Encontro Estadual com os novos prefeitos e prefeitas.

O vice-prefeito de São Carlos e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, representou o prefeito Paulo Altomani no evento. Também compareceram a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, e os secretários, de Educação Carlos Alberto Andreucci, e de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira.

O encontro aconteceu no Centro de Eventos Taiwan e teve o objetivo de orientar os participantes sobre os principais programas que o Governo Federal oferece aos municípios nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Saneamento Básico, Habitação e as políticas voltadas à modernização da gestão pública. Paralelamente ao encontro, o Governo Federal realizou um atendimento individualizado aos gestores, por intermédio dos representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, das Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Planejamento, Orçamento e Gestão, da Integração Nacional, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) / Controladoria Geral da União (CGU) e Caixa Econômica Federal.

A programação do evento contou a presença da Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, da Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior, do Ministro da Saúde Alexandre Padilha e da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, entre outras autoridades.

O encontro também contou com palestras proferidas pelos ministros Padilha, Miriam Belchior, apoio ao “Planejamento e à Gestão dos Municípios” com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, políticas de educação, oferecido pelo Ministério da Educação.

A ministra Ideli Salvati falou sobre a importância do evento para todos os novos prefeitos, explicando que dos R$ 67 bilhões disponibilizados para convênios com municípios em 2013, R$ 33 bilhões ainda estão com destinação em aberto. "Hoje é um dia histórico para esses 213 municípios aqui representados. Temos no sistema online o atendimento de 14 ministérios, para que todos possam tirar qualquer dúvida que envolva a sua cidade", afirmou.

Claúdio Di Salvo, junto com os secretários que o acompanharam no evento, aproveitou para fazer articulações e trocar experiências e conhecimento na sala de atendimento individualizado. O vice-prefeito disse que o encontro de prefeitos foi muito importante, pois possibilitou este contato das prefeituras com os ministros e os demais prefeitos presentes, trocando conhecimento e levando reivindicações e dúvidas para o pessoal do atendimento. “Nossa participação foi eficaz e satisfatória, já que estivemos em contato com os ministros e prefeitos, levando reivindicações, tirando nossas dúvidas e falando sobre os projetos e o desenvolvimento da nossa cidade. Também trocamos experiências e conhecimento em relação a projetos. A expectativa agora é de melhorar ainda mais o serviço que prestamos à comunidade de São Carlos”, concluiu.

O encontro reuniu, pela primeira vez, prefeitos e ministros no interior do estado e contou com a participação de 1,1 mil participantes, dentre os quais 213 Chefes do Executivo.