POLÍTICA - Parlasul: Embaixador visita presidente da Representação Brasileira

23/05/2013 10:27

 

O embaixador Ruy Pereira, delegado permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e ao Mercosul (BRASALADI),  reuniu-se com o deputado federal Newton Lima (PT-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), para debater a retomada dos trabalhos do Parlamento Regional. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (22), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO), que também esteve presente.

Newton Lima destacou a necessidade de uma atuação sistemática, efetiva e protagonista da Representação Brasileira junto aos países do Mercosul. “Para nós, o que importa é ver o Parlasul funcionar”, diz. Uma das questões tratadas foi o retorno do Paraguai às atividades do bloco. O país está suspenso desde junho do ano passado, quando o presidente Fernando Lugo foi afastado do cargo, mediante processo de impeachment aprovado pelo Congresso Paraguaio.

Para o embaixador Ruy Pereira, a questão é importante e deve ser tratada com cautela. Para garantir a estabilidade no bloco, ele defende que a negociação entre os países seja mediada pelo Parlasul. “As bancadas do Parlamento do Mercosul têm o papel de ajudar no retorno do Paraguai”.

Pereira rebateu a ideia de que no Mercosul  há exercício de livre comércio. “O Mercado Comum do Sul é um exercício do comércio administrado pelos governos. Nossa indústria vende aqui (América do Sul) e precisamos do Mercosul  para vender”, finaliza.

Com a situação do Paraguai ainda indefinida, não há previsão para uma reunião do Parlasul.