POLÍTICA - Newton Lima participa de encontro com prefeitos em Ribeirão

13/06/2013 18:26


O deputado federal Newton Lima (PT-SP) esteve em Ribeirão Preto nesta quinta-feira (13) para participar do encontro de prefeitos organizado pelo governo federal. O evento reuniu mais de 200 prefeitos e os ministros Mirian Belchior (Planejamento), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Alexandre Padilha (Saúde).

O governo federal já realizou onze eventos como esse em outros estados. Em São Paulo serão três, além de Ribeirão, estão programados eventos em Araçatuba e na capital. “A postura do governo federal de vir até os prefeitos é fundamental. Hoje, as prefeituras tiveram oportunidade de despachar com quinze ministérios diferentes”, comemorou Newton Lima.

O deputado Newton Lima salientou ainda a importância dos prefeitos ouvirem as informações do governo federal diretamente dos ministros. “A ministra Mirian Belchior nos informou, por exemplo, que da primeira fase do PAC foram executados 94% dos recursos, o PAC 2 já executou 56% do previsto em dois anos, quase R$ 1 trilhão, ou seja, o país está investindo em infraestrutura e gerando emprego”, destacou.

A ministra do planejamento informou também que a dívida pública caiu de 60 para 35% do PIB nos últimos dez anos e que a inflação sempre esteve dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário. “Pela primeira vez o bolo cresceu e foi dividido de maneira igual entre os brasileiros”.

Já a ministra Ideli Salvatti salientou a importância das ações do governo para alavancar a economia do país. “As desonerações diminuem a arrecadação, é verdade, mas se isso não estivesse sendo feito nossa situação seria igual a de Portugal e Espanha”, referindo-se ao nível de desemprego nestes dois países, que é de 18 e 27%, respectivamente. No Brasil é inferior a 6%.

Já o ministro Padilha fez uma palestra para os prefeitos onde focou a importância dos municípios aderirem ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que prevê aumento de recursos para atenção básica conforme a qualidade do serviço prestado.

 

Vistoria

Após a abertura do evento, o deputado Newton Lima foi convidado pela prefeita Dárcy Vera para acompanhar as ministras Mirian Belchior e Ideli Salvatti na vistoria às obras de combate às enchentes, feitas através do PAC. “Com o apoio do governo federal a prefeita Dárcy Vera está resolvendo um problema crônico vivido por Ribeirão na época das chuvas”, ressaltou Newton Lima.