POLÍTICA - Massafera solicita audiência para defender ferroviários inativos

22/02/2013 17:03

O deputado estadual Roberto Massafera solicitou uma audiência com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para tratar da equiparação das aposentadorias e pensões dos ferroviários paulistas com os salários dos servidores paulistas ativos.

“Essa é uma luta justa dos ferroviários aposentados que construíram as bases do desenvolvimento paulista ao longo das ferrovias. Infelizmente hoje elas estão sucateadas, mas essas famílias merecem um tratamento digno e o direito à complementação da aposentadoria. Vamos levar essa questão ao governo”, disse Massafera.

Roberto Massafera também solicitou ao governador Geraldo Alckmin a a equiparação salarial dos ferroviários. Ele argumenta que o Estatuto do Ferroviário (Decreto 35.530/1959), o dissídio coletivo de 1961/62 e o acordo de 1973/74 garantem a complementação salarial dos aposentados.

Somente a partir de 1981 é que surgiu uma nova regulamentação implementada pelo contrato de trabalho que a então FEPASA (Ferrovias Paulistas S.A.) firmou com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana.

A reunião com o secretário de Transportes Metropolitanos é consequência dos trabalhos iniciados em julho de 2012. A convite do vereador de Araraquara, Elias Chediek, o deputado Roberto Massafera participou de encontro na sede da União dos Ferroviários de Araraquara (UFA) com lideranças dos sindicatos ligados às regiões ferroviárias Araraquarense, Mogiana, Sorocabana e Paulista.

Com apoio das entidades, Roberto Massafera também deu início a uma campanha para o retorno do trem como opção de transporte de passageiros entre São Paulo e o interior do Estado. O parlamentar lembra que o transporte ferroviário começou a se deteriorar na década de 1960, quando o Brasil priorizou o modal rodoviário como forma de potencializar a indústria automobilística.