POLÍTICA - Massafera busca parceria do Estado para implantar Parque Tecnológico

31/05/2013 15:16

 

O deputado estadual Roberto Massafera participou esta semana do ato de sanção da lei que define a parceria entre a Prefeitura Municipal e a unidade regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) para instalação do Parque Tecnológico de Araraquara. O parlamentar está envolvido no projeto que ainda deve ser credenciado pelos órgãos do Estado.

A lei foi assinada pelo prefeito em exercício, Coca Ferraz, e a cerimônia contou com a presença de todos os secretários de governo e da grande maioria dos vereadores que aprovaram o projeto de lei do Executivo na sessão do último dia 14. Massafera afirmou que o governador Geraldo Alckmin, que visitará o município no início de junho, já manifestou apoio ao Parque Tecnológico de Araraquara.

O parlamentar também comentou que a parceria entre a cidade e a Ciesp é apenas “uma semente de uma árvore que será muito frutífera no município”. Em conversa com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, Massafera demonstrou a vocação do município nas áreas de fármacos, química fina, nanotecnologia, plásticos, óleos vegetais e bio-combustíveis.

Para o credenciamento do equipamento junto ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTEc), o Estado exige uma área mínima de 200 mil metros quadrados; apoio de empresas locais; presença de universidades e instituições de ensino e de pesquisa; além do projeto básico urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.

O prefeito Marcelo Barbieri já se comprometeu a destinar uma área para abrigar o Parque. Seu objetivo é incentivar a pesquisa e a inovação tecnológica, englobando empresas e universidades.

Várias autoridades presentes ao ato de sanção da lei destacaram a importância do envolvimento do deputado estadual Roberto Massafera para que o Parque Tecnológico se torne uma realidade, além do comprometimento do prefeito Marcelo Barbieri. Entre os oradores estavam o prefeito em exercício, Coca Ferraz, a diretora regional do CIESP e coordenadora municipal de Turismo e Eventos, Eneida Toledo de Miranda, e a vereadora Edna Martins.

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, João Farias, e os vereadores Ronaldo Napeloso, Elias Chediek, Aluisio Braz (Boi), Adilson Vital, Gerson da Farmácia, Jeferson Yashuda, William Affonso, Doutor Elder, Geicy Sabonete, além do vereador licenciado Doutor Lapena.