POLÍTICA - Marquinho Amaral quer instituir o “Parlamento Jovem de São Carlos”

27/03/2013 16:51

 

O presidente da Câmara, Marquinho Amaral (PSDB), pretende protocolar nos próximos dias, um projeto de lei que institui a criação do “Parlamento Jovem de São Carlos”. O projeto deve seguir os moldes do aprovado pela Câmara Federal, proposto pelo ex-deputado Lobbe Neto (PSDB-SP).

De acordo com o vereador, o objetivo é dar oportunidade para que os jovens cidadãos são-carlenses possam conhecer e experimentar a jornada de trabalho dos vereadores, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim, para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. “Tenho percebido que, atualmente, são pouquíssimos os jovens que se interessam por política, daí o motivo de apresentarmos esta proposta na nossa cidade”, contou.

Marquinho explica que o Parlamento Jovem será constituído pelo Vereador Jovem em número correspondente ao da composição da Câmara Municipal, e poderão participar, mediante a adesão das Escolas instaladas no Município, alunos que tenham até 15 anos de idade, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio, de estabelecimentos de ensinos públicos e privados. “A ideia é mostrar que os jovens não são alienados quando o assunto é política”, explica. “Eles têm opiniões críticas sobre as políticas públicas quando estas falam sobre segurança, educação, saúde e meio ambiente”, completou.

O presidente tucano também explicou que o “Parlamento Jovem de São Carlos” será composto e desenvolverá trabalhos nos mesmos moldes e padrões da chamada “Câmara Adulta”, com objetivos idênticos, mesa diretora e comissões semelhantes. “Farão parte do Parlamento, representantes eleitos nos estabelecimentos escolares do município que se aderirem ao programa, todos com assento junto às comissões técnicas. O “Vereador Jovem”poderá propor requerimentos, indicações, moções e projetos de lei que, caso sejam aprovados, podem ser levados para votação entre os Parlamentares Oficiais da cidade e se transformarem em Lei Municipal”, falou Marquinho.

O presidente da Juventude do PSDB de São Carlos, Ivan Lucas, comemorou a iniciativa do vereador. “Como presidente da juventude tucana só tenho que parabenizar o Marquinho pela ação. Acredito que esse projeto fará com que nossos jovens, não só do PSDB, vivenciem os trabalhos da Câmara Municipal e, desta forma, aproximem a relação entre sociedade e Legislativo”, disse.

Lobbe também aproveitou para parabenizar o vereador tucano. “O objetivo principal da proposta é despertar na juventude o interesse pela política ao mesmo tempo em que busca conscientizar alunos do ensino fundamental e médio dos instrumentos capazes de proporcionar mudanças no comportamento de uma sociedade. Só tenho que parabenizar o Marquinho pela brilhante ideia municipalizar uma lei que tem dado certo na Câmara Federal”, disse.