POLÍTICA - Lineu destaca papel da EESC-USP no desenvolvimento de São Carlos

08/03/2013 22:29

 

O vereador Lineu Navarro (PT) destacou o papel fundamental da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo para a definição do perfil da cidade como centro universitário e de produção científica e tecnológica. Segundo ele, a implantação da EESC em 1953 tornou possível o terceiro ciclo histórico de desenvolvimento do município, estabelecendo as bases para a atração de novas unidades de ensino e pesquisa, importantes para o desenvolvimento de São Carlos. A seu ver o pioneirismo da Escola de Engenharia foi determinante para o fortalecimento do potencial do município.

Lineu ressaltou esse fato ao se pronunciar como representante da Câmara Municipal durante a solenidade de abertura das comemorações dos 60 anos da EESC-USP, nesta sexta-feira, no Anfiteatro Jorge Caro. O vereador, um ex-aluno da instituição, lembrou que a existência da EESC foi determinante para sua vinda a São Carlos em 1975, quando ingressou no curso de Engenharia Civil. Seguiram-se a militância no movimento estudantil e o envolvimento com as questões municipais, que foram determinantes para que Lineu ingressasse na política.

A solenidade que marcou a abertura das comemorações contou com a realização da palestra O Engenheiro como Agente de Mudança para uma Sociedade Sustentável: Perfil e Desafios, ministrada pelo jornalista e consultor Washington Novaes. O tema se relaciona com as ações da USP  para implementação de uma política institucional de sustentabilidade na EESC, que contemple de forma ampla e integrada as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.